Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIA PRAZERES PINHEIRO

DISCENTE: NADIA PRAZERES PINHEIRO
DATA: 25/10/2013
LOCAL: PROJEÇÃO I,1º ANDAR, BLOCO 3, CCH
TÍTULO: Associação entre Qualidade na Interação Familiar e Práticas Alimentares Utilizadas pelos Pais com o Desenvolvimento de Sobrepeso e Obesidade em Crianças.
PALAVRAS-CHAVES: Interação Familiar. Práticas Alimentares. Sobrepeso Infantil. Obesidade Infantil. Psicologia.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O objetivo deste trabalho é investigar a associação existente entre qualidade na interação familiar e práticas alimentares utilizadas pelos pais com o surgimento de sobrepeso e obesidade em crianças. A pesquisa será do tipo quase experimental com delineamento descritivo e correlacional, para amostras independentes. A amostra será composta por crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, alunos regularmente matriculados em escolas pública e privada. Os participantes serão incluídos via amostragem não-probabilística por conveniência, sendo a participação voluntária e anônima mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos pais ou responsáveis da criança. Os instrumentos utilizados serão um Questionário Sócio-Demográfico, a Escala de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) e o Questionário de Verificação das Práticas Alimentares – versão filhos (CFPQ). Os dados provenientes da aplicação dos questionários serão submetidos a análises estatísticas pertinentes. Para tanto, será utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17.0. Especificamente, pretende-se verificar a presença de sobrepeso e obesidade nas crianças; determinar as práticas alimentares utilizadas pelos pais dos participantes; avaliar características da interação familiar; e, por último, avaliar as associações existentes entre as variáveis estudadas e os contextos escolares público e privado, gênero, idade e Índice de Massa Corporal (IMC) da criança. Este estudo busca, sobretudo, evidenciar a importância do papel da família como fator preponderante para a aquisição de comportamentos alimentares adequados na infância. O estudo pretende, ainda, auxiliar no desenvolvimento de estratégias de prevenção, avaliação e tratamento da obesidade infantil.
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Interno - 1225306 - CLAUDIA ALINE SOARES MONTEIRO