Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTINA COSTA PINTO

DATA: 30/10/2013
LOCAL: CCH, 1º ANDAR, BLOCO I, SALA 1
TÍTULO: Política de Cotas para negros da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: cotas; ações afirmativas; negro; questão racial.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: O objetivo deste trabalho é identificar os efeitos do sistema de cotas raciais, implantada nos vestibulares da Universidade Federal do Maranhão, na perspectiva do aluno negro desta universidade. A pesquisa será realizada na abordagem qualitativa e o referencial teórico-metodológico adotado será fundamentado no materialismo histórico-dialético. Será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada e a amostra será composta por oito estudantes da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís, que tenham ingressado nesta instituição a partir dessa modalidade, regularmente matriculados na instituição e cursando a partir do segundo período. Este estudo visa contribuir com uma ampliação da compreensão do sistema de cotas enquanto política de ação afirmativa, bem como nas repercussões destas políticas no processo de construção de subjetividades desses indivíduos, nas suas experiências de socialização, no seu desempenho acadêmico, bem como na elaboração de estratégias de enfrentamento a situações de discriminação racial.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA