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Banca de DEFESA: ADRIANA DE OLIVEIRA LIMA

2014-03-28 11:58:26.615

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 03/04/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Dinâmica de Grupo
TÍTULO: Trabalho docente em programas de pós-graduação da UFMA e a saúde do professor-pesquisador.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente. Saúde. Avaliação. Gerencialismo. Subjetividade.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: O presente estudo tem por tema central a discussão das transformações no contexto dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e suas repercussões no trabalho e na saúde do professor pesquisador desta instituição. O referencial teórico-metodológico para execução desse estudo foi o materialismo histórico-dialético, o qual permite categorizar, singularizar e particularizar o objeto em questão, sem, todavia perder a totalidade, bem como seus determinantes históricos e contradições. Há um esforço para ultrapassar a aparência do fenômeno, entendendo as mediações que o determinam. Conceitos da abordagem da Psicologia Social Histórico-crítica, da Psicodinâmica do Trabalho e da Sociologia Organizacional também são priorizados e articulados na fundamentação teórica. A partir das entrevistas semiestruturadas e da análise documental identificamos a significativa expansão da pós-graduação, além da implantação dos princípios gerencialistas no contexto da universidade pública federal, criando uma universidade cada vez mais próxima dos interesses do mercado, uma instituição neoprofissional e empresarial/competitiva. Ao nível da pós-graduação esse cenário tem se presentificado no modelo de avaliação marcadamente heterônomo e individualizante praticado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, desembocando num ciclo de extensificação e intensificação do trabalho docente. O professor-pesquisador, envolvido por esse sistema, ainda que naturalize esse processo, sofre com as consequências danosas trazidas por essa lógica de avaliação, especialmente no que tange a sua saúde. Conclui que o professor tem sua subjetividade capturada e, numa relação dialética, embora comprimido por um modelo perverso, o retroalimenta, passando a ser algoz de si mesmo e dos demais representantes da classe.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Externo à Instituição - EDUARDO PINTO E SILVA - UFSCAR

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