Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE FATIMA SOPAS ROCHA

2014-04-25 09:37:57.919

DISCENTE: LUCIANA DE FATIMA SOPAS ROCHA
DATA: 30/04/2014
LOCAL: Auditório B – Centro de Ciências Humanas (CCH)
TÍTULO: Estudo sobre os efeitos do processo de expansão do IFMA no trabalho e na saúde de seus docentes.
PALAVRAS-CHAVES: Expansão; Educação Profissional; Trabalho docente.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
RESUMO: Este relatório de qualificação apresentará à banca examinadora a proposta de dissertação intitulada “Estudo sobre os efeitos da expansão do IFMA no trabalho e na saúde de seus docentes”, que busca analisar os desafios da expansão da educação profissional e suas repercussões no trabalho e na saúde dos docentes do Instituto Federal do Maranhão. Será exibida, a seguir, a fundamentação teórica consolidada até o momento, referente aos três capítulos propostos. Finaliza-se o presente relatório com a metodologia que deverá ser adotada neste estudo. Observa-se uma tendência para a intensificação do trabalho a partir de condições extenuantes como uma das repercussões das reformas educacionais para o trabalho docente, impactando fortemente na saúde desses profissionais. Esse estudo parte da visão da Psicodinâmica do Trabalho, que reconhece o importante papel que o trabalho exerce sobre a vida do sujeito, contribuindo, inclusive, na constituição de sua identidade. A Psicodinâmica do Trabalho centra sua análise na complexa relação do homem com o trabalho, ultrapassando a noção do adoecimento, reconhecendo o trabalho, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. Com essa pesquisa, objetiva-se analisar a relação prazer/sofrimento no trabalho dos professores; verificar as diferenças de sentidos do trabalho entre professores que foram contratados antes e depois da lei 11.892/08; e verificar a relação entre as expectativas dos professores quando da entrada no Instituto e a realidade vivenciada nos diversos campi.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA