Banca de DEFESA: MARCIA CRISTINA COSTA PINTO

DISCENTE: MARCIA CRISTINA COSTA PINTO
DATA: 06/06/2014
LOCAL: Auditório A, CCH
TÍTULO: EFEITOS DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: uma análise a partir da perspectiva de estudantes negros cotistas
PALAVRAS-CHAVES: Cotas. Ações afirmativas. Negro. Questão racial
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: Análise dos efeitos do sistema de cotas raciais, implantada nos vestibulares da Universidade Federal do Maranhão, na perspectiva do aluno negro cotista desta universidade. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o referencial teórico-metodológico adotado é fundamentado no materialismo histórico-dialético. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada e a amostra é composta por dez estudantes da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís, que tenham ingressado nesta instituição a partir dessa modalidade, regularmente matriculados e cursando a partir do segundo período. Conclui-se que os estudantes negros cotistas entrevistados desta universidade ainda sofrem com o preconceito e/ou discriminação devido a um racismo que está posto historicamente na sociedade brasileira e que a política de cotas pode servir para uma efetiva abertura discursiva no espaço acadêmico que contribua para reconfigurar as representações raciais dentro e fora da universidade. Todavia, os efeitos das cotas raciais na vida dos estudantes cotistas poderia ser potencializado com a participação desses estudantes em programas, projetos e seminários em que, além do propósito de contribuir com a permanência desse estudante na instituição e para o término do curso almejado, também abordem a questão das relações raciais, favorecendo a utilização de estratégias de enfrentamento e viabilizando o fortalecimento da autoestima da pessoa negra, sendo que isto, por sua vez, potencializa estes estudantes a serem multiplicadores na defesa das ações afirmativas.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA