Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA FLAVIA MONIZ COSTA

DISCENTE: ANA FLAVIA MONIZ COSTA
DATA: 17/06/2014
LOCAL: AUDITÓRIO "B"
TÍTULO: As repercussões da readaptação funcional na subjetividade de servidores adoecidos em uma universidade federal de ensino superior
PALAVRAS-CHAVES: prazer e sofrimento, mundo do trabalho, saúde/adoecimento no trabalho, sentido do trabalho, subjetividade, serviço público, universidade pública
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Este relatório de qualificação apresentará à banca examinadora a proposta de dissertação intitulada “As repercussões da readaptação funcional na subjetividade de servidores adoecidos em uma universidade federal de ensino superior”, que tem como objetivo principal analisar as repercussões da readaptação funcional na subjetividade de servidores adoecidos em uma universidade federal de ensino superior. Iniciaremos a discussão com as transformações no mundo do trabalho, analisando os impactos dessas transformações no serviço público e particularmente nas IFES, e principalmente na subjetividade do trabalhador. No capítulo II abordaremos a relação entre saúde e adoecimento no trabalho à luz da psicodinâmica do trabalho, e no capítulo III discutiremos os impactos do retorno ao trabalho para os servidores em readaptação. Finaliza-se o presente relatório com a metodologia que deverá ser adotada neste estudo. Devido ao caráter multifacetado do objeto de estudo, para a análise do que está proposto, a fundamentação teórica adotada apóia-se na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho, da Psicologia Sócio-Histórica e da Sociologia do Trabalho, com base no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Os objetivos desta pesquisa são: analisar as transformações no mundo do trabalho e suas repercussões na saúde do trabalhador; identificar fatores geradores de sofrimento que possam ter favorecido o processo de adoecimento dos servidores em readaptação; investigar o sentido do trabalho para os servidores antes e depois da readaptação e analisar a implicação da chefia imediata no processo de readaptação do trabalhador adoecido.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA