Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA MARIA LIMA CARDOSO

2014-07-10 10:09:21.459

DISCENTE: VALERIA MARIA LIMA CARDOSO
DATA: 18/07/2014
LOCAL: Auditório “A” do Centro de Ciências Humanas- CCH- Universidade Federal do Maranhão.
TÍTULO: OS IFETS E O PROCESSO DE EXPANSÃO: a saúde do docente que trabalha em um campus do IFMA no interior.
PALAVRAS-CHAVES: Mundo do trabalho, Educação Profissional, Saúde do Docente
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente projeto de qualificação intitulado “Os IFETS e o processo de expansão: a saúde do docente que trabalha em um campus do IFMA no interior” possui o propósito de analisar as repercussões do contexto laboral na saúde do docente que trabalha no Instituto Federal de Ciência e Educação e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em um campus do interior. Dessa forma, este projeto é constituído de três capítulos teóricos acerca da temática pretendida. O primeiro discorre sobre a subjetividade do trabalhador diante as transformações do mundo do trabalho, para tanto abordamos a centralidade do trabalho na constituição da subjetividade dos indivíduos; a transformação do mundo do trabalho abrangendo o taylorismo/fordismo até o toyotismo, bem como as repercussões dessas mudanças na classe-que-vive-do-trabalho. Já o segundo capítulo trata sobre a saúde do trabalhador a partir de diferentes olhares com o intuito de colocar a subjetividade como elemento partícipe dessa relação trabalho/saúde. No terceiro, relata-se um breve histórico sobre a Educação Profissional Tecnológica desde a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices, passando pela criação dos CEFETs que culminaram nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir da reordenação da Politica de Educação Profissional. E por fim, trazemos a saúde do professor no contexto da expansão/ interiorização dos IFETS. Como proposta teórico- metodológica trazemos a interlocução da Sociologia do Trabalho com a Psicodinâmica do Trabalho.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA