Banca de DEFESA: VALERIA MARIA LIMA CARDOSO

2015-04-16 11:00:54.72

DISCENTE: VALERIA MARIA LIMA CARDOSO
DATA: 29/04/2015
LOCAL: : Sala de Dinâmica de Grupo. Centro de Ciências Humanas- CCH- Universidade Federal do Maranhão.
TÍTULO: ENTRE TRAVESSIAS: a saúde do docente que trabalha no campus do interior no IFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde, Trabalho, Prazer-Sofrimento, Docente e Educação Profissional e Tecnológica
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: : Atualmente a Educação Profissional ganhou novos contornos a partir da expansão/interiorização dos Institutos Federais (IFETs). Parte-se do princípio que a expansão do IFMA, como fruto do redimensionamento da política de Educação Profissional, faz parte de um contexto de mudanças políticas do Brasil que vem acontecendo ao longo de uma história marcada por tensões na relação entre trabalho e educação. Lança-se um olhar para o docente frente a essas mudanças. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar as repercussões do contexto do trabalho na saúde do docente que trabalha no IFMA em um campus do interior e delineamos como objetivos específicos: caracterizar a dinâmica das relações de trabalho dos professores; identificar os fatores geradores de prazer-sofrimento da prática docente no campus e analisar as estratégias de mediação utilizadas pelos docentes frente às adversidades no cotidiano de trabalho. Defende-se, a totalidade, a contradição e a historicidade como elementos essenciais para que possamos conhecer o fenômeno e tratar a realidade como passível de transformações. Dessa forma, escolhe-se o materialismo- histórico dialético como método que tem como o ponto de partida o princípio da totalidade concreta que consiste que cada fenômeno pode ser compreendido como momento de um todo. Utiliza-se também a Sociologia do Trabalho e a Psicodinâmica do Trabalho como referenciais teóricos que sustentam nossas discussões. Entrevistamos 5 (cinco) professores e 2 (dois) diretores por meio de roteiros de entrevista semiestruturada. A concepção de saúde que adotamos refere-se às mobilizações subjetivas realizadas a partir da relação prazer-sofrimento no contexto do trabalho. Observa-se assim, as diferentes estratégias utilizadas pelos professores para o enfrentamento das adversidades no contexto laboral que abrangem o deslocamento de São Luís a Alcântara, a ausência de laboratórios para ministrarem as aulas práticas, bem como, o distanciamento familiar e as condições de infraestrutura deficitárias da cidade onde se localiza o campus. Mesmo diante desses sofrimentos enumerados pelos docentes, eles conseguem obter prazer quando estão em contato com os alunos. Conclui-se, portanto, que essa pesquisa pode contribuir para dar voz aos docentes a respeito da precariedade dos contextos de trabalho e as repercussões na saúde, favorecendo assim reflexões criticas sobre o enfrentamento das adversidades laborais.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA