Banca de DEFESA: MOARA DE OLIVEIRA GAMBA

DISCENTE: MOARA DE OLIVEIRA GAMBA
DATA: 06/05/2015
LOCAL: Sala de Dinâmica de Grupo-CCH/UFMA
TÍTULO: PERÍCIA PSICOLÓGICA E VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: conhecendo a atuação dos psicólogos no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Psicologia do Maranhão, Psicologia Jurídica, Perícia Psicológica, Violência Sexual e Infância.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Na Psicologia além das diversas escolas teóricas que a constituem com diferentes visões de homem e mundo encontramos também vários campos de atuação do psicólogo. Tais campos vêm se expandindo e se especializando a partir do diálogo com outros saberes. No presente trabalho destacaremos uma das áreas de inserção deste profissional em ascensão no Brasil, a Psicologia Jurídica, especificamente, o trabalho do psicólogo na perícia psicológica com crianças vítimas de violência sexual. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é o de conhecer a prática da Perícia Psicológica envolvendo crianças vítimas de violência sexual no Estado do Maranhão a partir da percepção dos profissionais da Psicologia, identificando ainda o percurso de inserção do psicólogo e as interlocuções entre o Direito e a Psicologia nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa histórico-documental realizada no período de 1990-2014 com a realização de entrevistas não estruturadas analisadas a partir do método fenomenológico de pesquisa em Psicologia proposto por Giorgi (2008). Para atingir os objetivos delineados, a pesquisa se fundamentou em estudos sobre a história da psicologia, psicologia jurídica no Brasil, na legislação brasileira e no direito penal. Dentre os principais resultados encontrados na análise das narrativas destacamos os procedimentos adotados pela perícia psicológica, reconhecidos como pioneiros no Brasil, a necessidade de ampliação do número de profissionais e qualificação dos mesmos e as críticas ao “Depoimento sem Dano”. Sendo assim, as considerações apresentadas são relevantes para o surgimento de novos estudos e reflexões sobre o tema.
Interno - 1225306 - CLAUDIA ALINE SOARES MONTEIRO
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO