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Banca de DEFESA: ALYSSANDRA VIEIRA COSTA GOMES

2015-06-22 17:16:00.525

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSANDRA VIEIRA COSTA GOMES
DATA: 26/06/2015
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: "Adolescência normal?: Um estudo acerca do submetimento à função paterna.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescência, adolescência normal, psicanálise, função paterna.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A adolescência é um fenômeno recente que começa a ter um lugar social a partir do século XIX. Mesmo não recebendo um destaque teórico na Psicanálise, a adolescência está presente nos textos freudianos e lacanianos. Freud, no clássico texto “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, dedica um dos ensaios às mudanças da puberdade. A adolescência coincide com a puberdade, daí, podemos ver que esse momento não é fácil, muito menos simples de ultrapassar. Ocorrem muitas mudanças: no corpo, na forma de pensar, de agir e também no lugar que se ocupava até então. O objetivo geral deste trabalho foi discutir como o submetimento à função paterna possibilita uma adolescência “normal”, a partir da análise do filme “Antes que o mundo acabe”. Como ramificações dessa proposta para a análise do filme, a pesquisa buscou identificar em seus objetivos específicos: considerações teóricas de Sigmund Freud sobre o complexo de Édipo e a castração e de Jacques Lacan sobre a função paterna. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que se pautou nas indicações de Freud acerca do método psicanalítico, o qual tem como especificidade a sobredeterminação do inconsciente e, assim, o seu caráter inapreensível. O trabalho apresenta noções freudianas de sexualidade infantil, de complexo de Édipo e de organização genital fálica, bem como as implicações subjetivas dessas questões para o adolescente. Também apresenta contribuições de Jacques Lacan pautadas no trabalho de Freud sobre a metáfora paterna, os três tempos do Édipo e como repercutem para uma adolescência “normal”. Para a discussão do filme, foi privilegiada a seguinte sequência para a apresentação do material: da cena em que Daniel recebe a primeira carta de seu pai biológico, que não conhecia até então, ao momento em que recebe um convite para ir ao seu encontro. Destacamos como a adolescência é permeada de contradições, dificuldades, alegrias, conquistas e perdas. Com base na discussão, indicamos que a função paterna não está referida exclusivamente à existência real de um pai, mas, sim, às marcas simbólicas deixadas por esse que, como apontou Lacan, está no centro da questão do Édipo. No filme, o personagem Daniel começa a se vestir com as roupas de fotógrafo, tal qual o seu pai. Com isso, se o pai não pode lhe dar as respostas para suas questões, é pela identificação que Daniel vai construir as suas próprias respostas. A função paterna possibilita ao adolescente a saída da adolescência para outro tempo, tempo esse subjetivo, relacionado à responsabilidade com seu desejo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2523252 - ISALENA SANTOS CARVALHO
Externo à Instituição - LIVIA JANINE LEDA FONSECA ROCHA - UEMA
Externo à Instituição - MARIA SILVIA ANTUNES FURTADO - UEMA
Interno - 2182349 - VALERIA MAIA LAMEIRA

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