Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SALGUEIRO MELO

DISCENTE: JULIANA SALGUEIRO MELO
DATA: 09/11/2015
LOCAL: SALA DE PROJEÇÃO 1 - CCH - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: PSICÓLOGO-PROFESSOR: conhecendo a inserção dos psicólogos na docência do Ensino Superior em Psicologia no Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Docência do Ensino Superior. 2. História da Psicologia. 3. Formação do Psicólogo.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
RESUMO: Essa pesquisa visa descrever a trajetória de inserção dos psicólogos na docência do Ensino Superior dos cursos de Psicologia no Maranhão. A partir de suas narrativas busca-se conhecer a experiência de ser professor através dele próprio. Além disso, reflete-se sobre as possíveis relações entre a docência do Ensino Superior em Psicologia e a formação do psicólogo, apresentando-se um mapeamento da distribuição desses professores nos cursos de graduação de Psicologia no Maranhão. O levantamento de dados da pesquisa acontecerá no ano de 2015, tendo como local de pesquisa as Instituições de Ensino Superior que contemplem a graduação de Psicologia, são elas: Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Universidade CEUMA e Faculdade Pitágoras. A fundamentação teórica adotada tem como base a História da Psicologia e a Fenomenologia como metodologia de pesquisa. Para contextualizar o objeto de pesquisa em questão foi necessário o estudo das legislações referentes ao Ensino Superior associado aos documentos de constituição dos cursos de graduação em Psicologia. Para análise do material bibliográfico e documental utiliza-se a dimensão histórica, concebendo a prática docente no processo de articulação do presente com o passado. Tais informações servirão de suporte para a compreensão das narrativas dos participantes da pesquisa por meio de entrevistas presenciais semi estruturadas analisadas sob o enfoque fenomenológico. Considera-se o presente estudo de extrema relevância, visto que não existem estudos voltados para essa temática apreciando a realidade local e o professor de Psicologia, que além de ser psicólogo (a), participa do processo de formação de outros profissionais. Logo, o psicólogo enquanto docente do Ensino Superior torna-se uma via de reflexão acerca da formação em Psicologia no Maranhão.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO