Banca de DEFESA: JULIANA SALGUEIRO MELO

2016-09-21 10:31:38.092

DISCENTE: JULIANA SALGUEIRO MELO
DATA: 30/09/2016
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: PSICÓLOGO-PROFESSOR: conhecendo a inserção dos psicólogos na docência do Ensino Superior em Psicologia no Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Docência do Ensino Superior. História da Psicologia. Formação do Psicólogo.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A presente pesquisa visa analisar a trajetória de inserção dos psicólogos, graduados no Maranhão, na docência do Ensino Superior em Psicologia. Faz-se tal análise a partir das narrativas dos profissionais em questão, incluindo reflexões sobre prática docente e percurso formativo destes. Para tanto, descreve-se o processo de institucionalização da formação em Psicologia do Maranhão até 2016 problematizando o cenário da docência do Ensino Superior em Psicologia no Brasil e suas implicações na formação e atuação profissional. Apresenta-se, ainda, um mapeamento dos professores que compõem tais cursos. A pesquisa possui um recorte temporal de dois anos (2014 a 2016), incluindo em seu universo de investigação Instituições de Ensino Superior que ofertem a graduação em Psicologia, que já tenham concluídos turmas. Nesse contexto, temos a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade CEUMA e Faculdade Pitágoras, todas na capital do Estado. A fundamentação teórica baseia-se nas referências da Historiografia da Psicologia e da Fenomenologia para análise documental e de entrevistas, respectivamente. Para análise do material bibliográfico e documental, que inclui legislações e as propostas político pedagógicas dos cursos, utiliza-se a dimensão histórica, concebendo a prática docente no processo de articulação do presente com o passado. Tais informações servirão de suporte para a compreensão das narrativas dos participantes, psicólogos-professores, da pesquisa por meio de entrevistas presenciais semiestruturadas analisadas sob o enfoque fenomenológico. Considera-se o presente trabalho de extrema relevância, visto que não existem estudos voltados para essa temática ilustrando a realidade local e o professor de Psicologia, que além de ser psicólogo, participa do processo de formação de outros profissionais.
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA