Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE LOPES DA SILVA

DISCENTE: SOLANGE LOPES DA SILVA
DATA: 09/11/2016
LOCAL: Auditório do NTI - UFMA
TÍTULO: PRECARIZAÇÃO E VIOLÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE SOB O OLHAR DA CLÍNICA EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO.
PALAVRAS-CHAVES: Precarização, violência no trabalho, trabalho docente, clínica em psicodinâmica do trabalho.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente projeto de pesquisa aborda a relação existente entre a precarização do trabalho e a violência laboral, tomando por referência a atuação dos professores substitutos de uma universidade federal de ensino superior. Parte-se do pressuposto que a desvalorização do ensino superior público e o favorecimento do ensino privado tem levado as universidades federais à uma conjuntura de precarização do trabalho docente, que se manifesta também em relação aos professores substitutos, submetidos à um vínculo de trabalho precarizado que gera susceptibilidade a situações de violência laboral. Utiliza-se como referencial teórico metodológico a Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-dialético. Objetiva-se caracterizar a dinâmica laboral desses professores, identificar as formas de violência no trabalho presente no seu cotidiano, bem como as estratégias de mediação por eles utilizadas para lidar com as adversidades. A construção da presente pesquisa prevê a realização de pesquisa bibliográfica-documental e pesquisa de campo, esta última com o caráter intervencionista da pesquisa ação, visto que pretende-se criar um espaço coletivo de debate, discussão e troca intersubjetiva que permita aos participantes refletir sobre seu trabalho, suas repercussões subjetivas e reelaborar as vivências de sofrimento.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA