Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SOARES PIRES

2016-11-23 15:55:48.089

DISCENTE: BRUNA SOARES PIRES
DATA: 02/12/2016
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: SOU MULHER E JOGO FUTEBOL: Um olhar fenomenológico sobre a escolha do futebol como modalidade esportiva pelas jogadoras em São Luís do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Futebol Feminino, Mulher, Psicologia.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente projeto de pesquisa aborda as relações existentes entre o ser mulher e o praticar futebol sob a ótica das mulheres que jogam o futebol feminino em São Luís, Maranhão. Ao contrário que se pensa o futebol não nasceu como um esporte popular. Mas, apesar algumas adversidades em sua chegada ao Brasil nos meados do século XX, tornou-se parte integrante da identidade nacional, passando a ser considerado por muitos como um esporte acolhedor das diferenças, abarcando aspectos econômicos e sociais. Contudo, o mesmo não se pode afirmar sobre o gênero, uma vez que se observa o futebol masculino com maior aceitação social, se comparado ao futebol feminino, alvo de diversos tipos de preconceitos e conflitos. Nesse sentido, este trabalho objetiva realizar a investigação das concepções das jogadoras maranhenses sobre o futebol, considerando possíveis relações entre ser mulher e jogar futebol para as praticantes dessa modalidade, além de uma contextualização do cenário do futebol maranhense e suas repercussões na prática da modalidade feminina. Para alcançar tais objetivos será utilizada a entrevista fenomenológica como instrumento, a fim de aprender os sentidos presentes na narrativa das entrevistadas. Para a análise de tais narrativas será utilizado o método fenomenológico desenvolvido por Amedeo Giorgi.
Externo à Instituição - ADRIANA BERNARDES PEREIRA - PUC - GOIÁS
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO