Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ANA ALVES DE SOUSA COSTA NETA

2017-05-09 11:31:19.452

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ALVES DE SOUSA COSTA NETA
DATA: 25/05/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VÍDEO DO CURSO DE FILOSOFIA - CCH - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: Aceitando ou mudando pensamentos? Como práticas de mindfulness são integradas no Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT).
PALAVRAS-CHAVES: Mindfulness. Terapia cognitivo-comportamental. Mindfulness-Basead Stress Reductions. Mindfulness-Based Cognitive Therapy.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: As práticas de mindfulness vêm sendo utilizadas no tratamento complementar de problemas clínicos há algum tempo com o uso do programa pioneiro de Kabat-Zinn, o Mindfulness-Basead Stress Reductions (MBSR), programa que serviu de protótipo para o desenvolvimento de outros baseados em mindfulness, dentre eles o programa de Segal, Williams e Teasdale, o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), que integra práticas de mindfulness com estratégias da terapia cognitiva. A partir dessas integrações as práticas de mindfulness vêm sendo inseridas no processo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) de modo crescente, mesmos as duas propostas de intervenções apresentando princípios teóricos-filosóficos e métodos de intervenções diferentes, essa inserção tem sido constante, especialmente no contexto clínico. Diante disso, este estudo objetivou discutir como os fundamentos teóricos do MBSR e da TCC são integrados no MBCT, bem como possíveis razões e implicações da inclusão de estratégias mindfulness na TCC. Para isso foram utilizados artigos disponibilizados na internet, livros e capítulos de livros sobre a temática, no idioma inglês, português e espanhol, sem restrição de ano de publicação. A comparação teórica foi realizada por meio na análise de quatro concepções que embasam os modelos teóricos: cognição, comportamento, ambiente e visão de patologia, além disso, a comparação focou também nos princípios práticos, por meio da análise de dois trechos de sessão, dos processos de intervenção. De modo geral, foram identificadas algumas semelhanças e compatibilidades entre os paralelos teóricos da TCC e dos programas MBSR e MBCT, sendo a diferença significativa o modo como entendem as cognições, pois enquanto na TCC é vista como causal e determinista, nos programas MBSR e MBCT é apenas mais um evento mental. Verificou-se também, controvérsias claras quando se considera o modelo cognitivo clássico de Aaron Beck.estratégias de intervenção desses programas, descrever como os conteúdos cognitivos e comportamentais são trabalhados no MBCT e comparar as estratégias de intervenção desse programa com a TCC. Por meio de uma pesquisa exploratória, do tipo teórica, constituída principalmente de artigos indexados nas Bibliotecas Digitais de base internacional, tais como Medline, Psycinfo, Lilacs, e de base nacional como Scielo, e livros e capítulos de livros de referência sobre a temática. Com essa pesquisa pretende-se contribuir para uma visão mais crítica acerca dessas práticas integrativas, para que as intervenções não caiam em um modismo ou mesmo em uma contradição performática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2152144 - LUCAS GUIMARAES CARDOSO DE SA
Externo à Instituição - MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO - UNIFESP
Presidente - 1331239 - MARIA DE NAZARE PEREIRA DA COSTA
Interno - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA

fim do conteúdo