Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA RAMOS SEREJO SILVA

DISCENTE: JOELMA RAMOS SEREJO SILVA
DATA: 23/06/2017
LOCAL: Auditório José Ribamar Caldeiras (auditório B) térreo - CCH
TÍTULO: Os Discursos de Docentes acerca da Diversidade Sexual e de Gênero no Instituto Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; sexualidade; educação pública; discurso docente.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Marcado pela colonialidade e pelas relações de diferenciação que engendram historicamente os sujeitos do gênero e da sexualidade, o sistema educacional público do Brasil possui uma formação discursiva embasada pela norma de gênero e pela matriz heterossexual. No cotidiano educacional, a heteronormatividade tem influenciado o estabelecimento de relações interpessoais atravessadas por estranhamentos e conflitos, em razão da inferiorização imposta às pessoas que questionam a naturalização dos binarismos hetero-homo e masculino-feminino, construídos no jogo das relações sociais de poder. Nesse contexto encontra-se o docente, que ao desempenhar a função de sujeito que educa profissionalmente, tanto sofre os efeitos dos processos de subjetivação, quanto se constitui num dos agentes das técnicas de subjetivação heteronormativas, impostas pelo sistema educacional. A pesquisa em proposição tem como objetivo, analisar os discursos de docentes acerca da diversidade sexual e de gênero, discutindo as implicações desses discursos no seu cotidiano como educador, bem como frente aos discursos das políticas educacionais direcionadas às temáticas do gênero e da sexualidade. A pesquisa será desenvolvida no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, junto aos docentes que exercem suas atividades no ensino médio. Serão feitas entrevistas semi-estruturadas com seis professores; sendo três provenientes de disciplinas da área humanística e três de disciplinas da área técnica, compreendendo três homens e três mulheres. Também serão utilizados enquanto procedimentos de coleta de dados a observação etnográfica e a análise documental. Os discursos dos docentes serão analisados utilizando-se a análise de discurso segundo a perspectiva de Michel Foucault.
Externo à Instituição - ADRIANA BERNARDES PEREIRA - PUC - GOIÁS
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO