Banca de DEFESA: BRUNA SOARES PIRES

2017-06-22 14:14:23.64

DISCENTE: BRUNA SOARES PIRES
DATA: 23/06/2017
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: MULHERES EM CAMPO: um olhar fenomenológico sobre o futebol feminino em São Luís do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Futebol Feminino. História do Futebol. Fenomenologia. Psicologia do Esporte
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O final do século XIX e início do século XX marca um momento em que o Brasil buscava construir uma identidade própria frente ao mundo moderno, acompanhando o ritmo global de adaptação ao processo de desenvolvimento e industrialização da Modernidade. A potencialização dos corpos aparece como elemento desse processo, bem como a educação para hábitos saudáveis e higiênicos que, entre outros, atenderiam às exigências para a construção de um país desenvolvido com homens fortes para representar a nação. Inserido nesse cenário político e social, surge no Brasil o futebol, uma modalidade esportiva que, apesar de origens inglesas, logo agradou brasileiros e brasileiras. Mas, tradicionalmente, concebeu-se como uma prática exclusiva para os homens, com restrições ao sexo feminino. No entanto, os estudos ilustram que tal exclusividade não se estabeleceu, pois as mulheres também buscaram inserção nesta prática esportiva. É sobre a participação feminina no futebol brasileiro, em especial na capital maranhense, que o presente trabalho apresenta como objetivo principal identificar os fenômenos que permeiam a escolha das mulheres pelo futebol como modalidade esportiva em São Luís, Maranhão, a partir da narrativa das próprias jogadoras. Para tal, a contextualização do cenário nacional e do futebol maranhense, bem como suas repercussões na prática dessa modalidade masculina e feminina, também se fazem presentes na discussão. Para alcançar tais objetivos, o procedimento metodológico incluiu uma entrevista semiestruturada com a pergunta norteadora: “Fale com a maior riqueza de detalhes: como ocorreu a sua escolha pelo futebol?”, realizada com 11 jogadoras de futebol de campo, nos diversos times da capital maranhense. A metodologia para análise dos relatos das jogadoras foi o modelo fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi. Dentre os fenômenos identificados nos relatos destacam-se: as diferenças estabelecidas entre o futebol masculino e o feminino, no que tange a incentivos, falta de apoio institucional e de patrocínio; as dificuldades experienciadas, como preconceito e falta de perspectivas financeiras, que não as impedem de continuar praticando o futebol; e a existência de uma relação de prazer e amor pelo futebol. Espera-se que este estudo possa favorecer reflexões importantes sobre a realidade maranhense do futebol feminino, assim como possa dar luz ao sentido que o futebol possui para as jogadoras maranhenses.
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR