Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SUENNE COSTA DE SOUSA

2017-07-20 16:30:39.846

DISCENTE: RENATA SUENNE COSTA DE SOUSA
DATA: 31/07/2017
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: Vivências cotidianas do cuidador familiar de idosos com doença renal crônica submetidos à hemodiálise.
PALAVRAS-CHAVES: Doença renal crônica. Hemodiálise. Cuidador familiar
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O diagnóstico de doença renal crônica contempla uma passagem irreversível para um novo contexto de vida, onde a doença passa a exercer influência direta no modo como o indivíduo percebe a si e ao mundo, a partir de então. Os significados atribuídos às doenças crônicas não constituem domínio apenas do indivíduo doente, como também de seus familiares, que precisam se reorganizar no intuito de oferecer o cuidado e suporte necessários ao paciente no decorrer do tratamento. Quando o paciente se trata de um idoso, múltiplos fatores são acrescidos à sua condição de adoecimento, o que resulta em desgaste ao cuidador familiar visto que este assume um novo papel, indo de encontro com suas aspirações pessoais, planos, expectativas e rotina. Nesse contexto, o objetivo principal do estudo consiste em investigar as vivências cotidianas de cuidadores familiares de idosos com doença renal crônica submetidos à hemodiálise em um hospital universitário. O enfoque teórico dado ao objeto de estudo está pautado na Psicologia da Saúde considerando os impactos psicossociais gerados pelo processo de adoecimento e tratamento de enfermidades crônicas, como a doença renal. O estudo será conduzido segundo a metodologia descritiva, de abordagem qualitativa no serviço de nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, unidade Presidente Dutra em São Luís - MA, e contará com 10 sujeitos, em média, cuidadores familiares de idosos que estejam em tratamento dialítico há mais de doze meses na instituição e aceitem participar da pesquisa. Referente à coleta de dados, serão utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Para posterior análise dos dados, optou-se pelo critério de análise de conteúdo de Bardin. Ressalta-se a necessidade de a pesquisa ter seu início condicionado à aprovação do comitê de ética em pesquisa da referida instituição.
Externo à Instituição - ADRIANA MARIA GUIMARÃES SÁ - PITÁGORAS
Externo ao Programa - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE