Banca de QUALIFICAÇÃO: TAISA TERESA GOMES FURTADO

DISCENTE: TAISA TERESA GOMES FURTADO
DATA: 14/09/2017
LOCAL: Auditório José Ribamar Caldeiras (auditório B) térreo - CCH
TÍTULO: A Política de cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão: subjetividade e identidade de estudantes negros cotistas como perspectivas de análise.
PALAVRAS-CHAVES: Racismo; cotas raciais; subjetividade; identidade.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Apesar do mito de o Brasil ser considerado uma democracia racial, as desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros comprovam como o racismo é uma realidade no país. A discriminação racial sofrida pela população negra é fruto de um preconceito encarnado que se dá de maneira sutil e silenciosa nas relações interpessoais, o chamado racismo à brasileira, evidenciando o peso da variável raça nas relações sociais e nos projetos de mobilidade social por parte da população negra. É nesse contexto que a política de cotas raciais, que reserva parte das vagas dos cursos de graduação das universidades públicas brasileiras a estudantes negros, caracteriza-se como uma política de ação afirmativa fundamental na correção dessas desigualdades e na reparação de uma história de marginalização sofrida pela população negra através da garantia do acesso ao ensino superior. Contudo, para que essa política alcance seus reais objetivos, tão importante quanto a sua implementação é a assistência e o acompanhamento desses estudantes negros cotistas, no que se refere aos efeitos e implicações subjetivas que o racismo vivenciado no ambiente acadêmico pode ocasionar. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar os processos de construção da subjetividade e da identidade de estudantes negros cotistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), buscando identificar como se dão as relações raciais na UFMA, relacionar as especificidades das dificuldades enfrentadas por esses estudantes e seu impacto em sua autoestima e autoconceito, além de apontar as estratégias de enfretamento utilizadas por esses estudantes negros cotistas frente ao preconceito e à discriminação racial. Para isso, serão realizadas entrevistas com dois estudantes, de ambos os sexos, dos cursos de maior nota de corte de cada uma das unidades acadêmicas da Cidade Universitária, totalizando o número de 8 estudantes entrevistados. Também serão utilizados enquanto procedimentos metodológicos a análise documental e a observação participante. A análise dos dados coletados será feita à luz do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA