Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLE SANCHES CUTRIM

2017-09-27 14:22:49.231

DISCENTE: RAFAELLE SANCHES CUTRIM
DATA: 06/10/2017
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: A FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E SUAS REPERCUSSÕES NA DINÂMICA PRAZER E SOFRIMENTO DO TRABALHADOR DOCENTE.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente. Ensino Superior. Financeirização.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente estudo se propõe a investigar temáticas referentes à expansão mercantilizada do ensino superior privado e seu processo de financeirização e as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores universitários dentro desse contexto. A partir de 2007, houve uma mudança na estrutura jurídica dos estabelecimentos de ensino superior (IES) em que IES privadas, em sua maioria empresas de Sociedade Limitada são incorporadas a grandes conglomerados educacionais, ou seja, às sociedades anônimas de capital aberto com investimentos na Bolsa de Valores. Tal cenário, possui impacto direto na vida do trabalhador docente pelo fato de o rendimento das ações depender do rebaixamento salarial, da superexploração do trabalhador e do aumento do número de demissões. Sendo assim, tal estudo tem como objetivo geral analisar as repercussões da financeirização do ensino superior privado na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente, a partir de uma instituição de ensino superior pertencente a um grande conglomerado educacional no Maranhão e visando elucidar esta investigação, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar as instituições de ensino superior pertencentes a um grande conglomerado educacional no Maranhão; Investigar a organização e as condições de trabalho dos professores de um grande conglomerado educacional no Maranhão; analisar a dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente em uma instituição de ensino superior pertencente a um grande conglomerado educacional no Maranhão.
Externo à Instituição - ANDRÉA ARAUJO DO VALE - UFF
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO