Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA LOBÃO DE OLIVEIRA

2017-10-09 10:58:20.996

DISCENTE: MARCELA LOBÃO DE OLIVEIRA
DATA: 11/10/2017
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: REPERCUSSÕES DA APOSENTADORIA NA SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.
PALAVRAS-CHAVES: Aposentadoria. Docente. Prazer e Sofrimento
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente estudo visa analisar as repercussões da aposentadoria na subjetividade de professores do magistério superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As discussões são feitas a partir de conceitos básicos do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho tais como: “reconhecimento do trabalho” e “prazer e sofrimento”. A pesquisa está embasada também, na perspectiva Sócio Histórica uma vez que, a aposentadoria é considerada produção histórica. Discutir aposentadoria leva a considerar a centralidade do trabalho na sociedade contemporânea, por pensá-la como ruptura e afastamento da atividade laboral que demandam reestruturação de vida, das atividades do cotidiano, bem como compreende vivências de ganhos e perdas. Buscar-se-á com esta pesquisa identificar as vivências de prazer e sofrimento do professor do magistério superior na condição de inativo. A definição de prazer e sofrimento no contexto do não trabalho, estará apoiada na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho partindo da noção dinâmica destes dois conceitos, ou seja, considerando-os indissociáveis. Outro objetivo proposto por este estudo, será o de identificar as possíveis repercussões da aposentadoria na vida familiar a partir da visão do próprio professor aposentado. Compreender o possível preconceito etário e o sofrimento psíquico do professor aposentado na condição de servidor inativo também se faz como objetivo deste estudo pois, a concepção da velhice no mundo ocidental contemporâneo está atrelada aos conceitos de inutilidade e peso social; podendo levar àqueles que envelhecem a sofrerem preconceito e discriminação. Por fim, essa pesquisa visa proporcionar ainda, a criação de oportunidades para um processo de transição mais benéfico e saudável entre o trabalho e a aposentadoria; possibilitando novas oportunidades para reconstituir a subjetividade do inativo para que, este possa conquistar novas possibilidades de referência social; principalmente diante de outras gerações.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA