Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA MOREIRA LIMA FREIRE

DISCENTE: FABIANA MOREIRA LIMA FREIRE
DATA: 01/11/2017
LOCAL: Auditório do NTI - UFMA
TÍTULO: DIREITO ADQUIRIDO PARA A APOSENTADORIA E AS REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE DE DOCENTES DA UFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Aposentadoria. Trabalho docente. Prazer e sofrimento no trabalho.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente projeto de pesquisa pretende analisar as repercussões do trabalho e da iminência da aposentadoria na subjetividade de docentes do magistério superior da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com direito adquirido para a aposentadoria e que estejam recebendo abono de permanência. Objetiva-se compreender o sentido do trabalho e da aposentadoria para os docentes pesquisados, identificar aspectos que prolonguem a permanência desses docentes na Instituição, assim como identificar elementos geradores de prazer e sofrimento no cotidiano laboral. Entende-se que, o trabalho, na sociedade capitalista adquire papel central e que, a aposentadoria comparece como um significativo momento de transição para aqueles que são por ela afetados. Transição, essa, delineada por vivências positivas, como desvencilhamento das obrigações do trabalho, mais tempo livre para usufruir de outras dimensões da vida, possibilidade de recomeço; e/ou dimensões negativas, a saber: possíveis perdas salariais, sentimento de exclusão da sociedade por não estar mais produzindo, sentimentos de inutilidade e baixa autoestima, em que o tempo livre não é suportável, apreciado ou valorizado. Considera-se o trabalho como algo que repercute diretamente na subjetividade dos trabalhadores, ou seja, sobre sua maneira de ser e de agir, como fonte relevante de significados na constituição da vida. Para análise do referido tema, adota-se proposta teórica-metodológica apoiada na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicologia Sócio-Histórica, com base no referencial do materialismo histórico-dialético.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA