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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA MARTINS VIEIRA

2018-05-18 14:01:08.082

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA MARTINS VIEIRA
DATA: 30/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: NTI - UFMA
TÍTULO: ENTRE ENCANTOS E DESENCANTOS: A construção do sentido do trabalho docente em professores do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente. Sentido do Trabalho. Clínica Psicodinâmica do Trabalho.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
RESUMO: Vivemos um processo de profundas transformações econômicas, sociais e culturais, as quais tem um desdobramento amplo na vida do trabalhador, implicando reestruturações produtivas e novos rearranjos organizacionais. As transformações da sociedade globalizada obrigam a reconstruir o sentido do trabalho docente e impõem novas posturas ao profissional de educação, exigindo múltiplas habilidades em funções que vão desde o ensinar, passando pela gerência de conflitos, elaboração de projetos, formação de cidadãos úteis ao sistema capitalista, dentre outras atribuições. No entanto, muitos professores se queixam a respeito da falta de reconhecimento e valorização profissional da sociedade, além de baixos salários e falta de materiais pedagógicos. Diante deste contexto, o presente projeto tem como objetivo analisar o sentido do trabalho docente frente às oscilações dos sentimentos de encanto e desencanto com a profissão, em professores das séries iniciais, da rede municipal de ensino da cidade de São Luís/MA. A pesquisa será de natureza qualitativa e o referencial teórico-metodológico que a norteará será a Psicodinâmica do Trabalho, em articulação com o Materialismo Histórico-dialético. Será aplicada a Clínica do Trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours. Participarão deste estudo, inicialmente, 11 professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano; crianças nas idades entre 06 a 10 anos). A quantidade de participantes surgiu em decorrência de uma primeira visita de reconhecimento do campo a ser investigado, no qual a diretora da instituição solicitou que a intervenção seja realizada com todos os professores das séries iniciais, totalizando 11 profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Externo à Instituição - LÊDA GONÇALVES DE FREITAS - UCB
Interno - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA

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