Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA MILENA E SILVA ALMEIDA

DISCENTE: MAYSA MILENA E SILVA ALMEIDA
DATA: 15/06/2018
LOCAL: Auditório do NTI - Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO: problemas epistemológicos decorrentes da naturalização do homem.
PALAVRAS-CHAVES: Formação Profissional do Psicólogo; Naturalização do homem; Fenomenologia-Existencial.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O tema da formação do psicólogo, desenvolvido no decorrer deste trabalho concentra-se na problematização do processo de naturalização do homem, tendo como pano de fundo o hibridismo epistemológico que aparece como elemento paradoxal na origem conceitual da Psicologia enquanto ciência emergente do final do século XIX. Assim, a presente pesquisa problematiza, no processo de formação profissional do psicólogo, as consequências diretas e indiretas da tentativa histórica de se promover a naturalização dos fenômenos humanos, decorrente do uso indevido e equivocado do modelo das Ciências Naturais, apropriado pelos primeiros psicólogos, com o propósito de obter, no mundo acadêmico, o reconhecimento da Psicologia como Ciência. Pensar uma proposta de formação do psicólogo, que não considere o homem como um ente naturalizado, coisificado, definido e determinado, parece-nos um grande desafio, porém, necessário. Para enfrenta-lo, recorremos a Husserl, Dilthey e Heidegger, que foram as figuras históricas que mais combateram o positivismo, em seu processo vertiginoso e equivocado de naturalização do homem e que, ao mesmo tempo, lutaram no sentido de ampliar os horizontes de compreensão da importância da subjetividade e dos processos de subjetivação. O presente estudo trás como proposta metodológica a pesquisa teórica no formato de revisão bibliográfica. Essa modalidade é indicada no sentido de reconstruir teorias, quadros de referência e discussões pertinentes ao tema proposto. Refletir o processo de formação do psicólogo é uma proposta atual, visto que essa discussão promove um diálogo entre estudantes e profissionais, além de propor novos horizontes para a profissão.
Externo ao Programa - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO