Banca de DEFESA: MARCELA LOBÃO DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARCELA LOBÃO DE OLIVEIRA
DATA: 06/07/2018
LOCAL: Centro de Ciências Humanas – CCH, Sala de Dinâmica de Grupo, 1º andar
TÍTULO: “Voltou a trabalhar e não se aposentou mais. Morreu trabalhando”: Repercussões da Aposentadoria na Subjetividade de Professores da Universidade Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Aposentadoria; Docente do ensino superior; Subjetividade.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Esta pesquisa trata das repercussões da aposentadoria na subjetividade de professores inativos da UFMA e tem como objetivos específicos identificar as possíveis repercussões da aposentadoria na vida familiar a partir da visão do próprio professor aposentado; identificar as vivências de prazer e sofrimento psíquico do professor aposentado da UFMA na condição de servidor inativo e compreender o possível preconceito etário e o sofrimento psíquico do professor aposentado na condição de servidor inativo. Adota a proposta teórica-metodológica apoiada na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho, priorizando as seguintes categorias: estratégias de mediação, reconhecimento, prazer e sofrimento. Outro referencial teórico utilizado neste estudo é o da Psicologia Sócio-Histórica com base no referencial do Materialismo Histórico-Dialético visto que, o fenômeno psicológico está vinculado a uma realidade social, econômica e cultural. Para conhecer e estudar as repercussões da aposentadoria na subjetividade é preciso entendê-la como um pressuposto objetivo produzido por sujeitos e compreender que as ideias e conhecimentos produzidos social e historicamente, orientam as ações dos homens e os transformam. Durante o percurso laboral, o trabalhador constrói o sentido de vida diante de situações de prazer e sofrimento. Vincula-se a noção de trabalho como tempo produtivo e a noção de aposentadoria como tempo do não trabalho. A sociedade atual valoriza o que é produtivo, útil, atrelado à produção e ao consumo o que leva o idoso a tornar-se invisível em suas vontades, a ser tutelado, estereotipado e visto como um sujeito sem direitos. A concepção da velhice no mundo ocidental contemporâneo está vinculada aos conceitos de inutilidade e peso social; podendo levar àqueles que envelhecem a sofrerem preconceito e discriminação. O estudo constitui-se de uma pesquisa empírica com seis professores aposentados por tempo de contribuição previdenciária e idade que não voltaram a trabalhar na docência do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo que teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e para análise de dados utilizou-se da Análise Crítica do Discurso (ACD) a partir de Fairclough. O discurso trazido pelos docentes na trajetória profissional se constitui a partir de um produto social e cultural que por sua vez atinge diretamente as atividades, as relações sociais e a subjetividade dos professores aposentados. Dedica-se atenção ao preparo para a entrada no mundo do trabalho, mas não a mesma preocupação quando se fala do momento de ruptura do percurso laboral. Existe maneiras individuais de lidar com essas exigências e nem todos conseguem vivenciar este fato de maneira prazerosa e tranquila. Há reflexão sobre relevância de realização de estudos que visem identificar os modos de enfrentamento diante da aposentadoria. O trabalhador aposentado pode manter a vitalidade, a autonomia, o prazer e atenuar as vivências de sofrimento.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA