Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DA SILVA ALVES

2018-07-02 14:50:16.052

DISCENTE: VANESSA DA SILVA ALVES
DATA: 12/07/2018
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: Delineando as fronteiras da psicologia no Instituto Federal do Maranhão: a vivência do profissional
PALAVRAS-CHAVES: instituto federal do maranhão; atuação profissional; psicologia.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente estudo é fruto de uma investigação sobre a prática profissional da psicologia na linha de pesquisa de História, Epistemologia e Fenômenos psicológicos do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com procedimentos de campo e cujo instrumento utilizado será um roteiro de entrevista semi estruturado. O objetivo geral é analisar a atuação do profissional de Psicologia do Instituto Federal do Maranhão a partir das demandas propostas ao Serviço de Psicologia. Para alcançar tal proposta, seus objetivos específicos são: descrever o percurso de constituição do Serviço de Psicologia do IFMA; identificar as atividades relacionadas à prática do psicólogo(a) e; a partir da entrevista, compreender a narrativa sobre o seu fazer e os lugares que ocupa nesse contexto de trabalho. O método fenomenológico estrutural de Amadeo Giorgi será utilizado para a análise das entrevistas pela sua característica de proporcionar uma compreensão da vivência dos psicólogos a partir da narrativa do próprio profissional sobre a sua experiência. A pesquisa tem como fator relevante contribuir para a construção de uma reflexão sobre as questões da prática profissional da psicologia nos institutos federais, servindo de referência e de estímulo para o delineamento das fronteiras de trabalho do profissional de Psicologia nas instituições públicas de ensino técnico e tecnológico a partir do reconhecimento da sua vivência diante das interfaces entre a psicologia e o Instituto Federal do Maranhão.
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - UnB