Banca de QUALIFICAÇÃO: STHELA PINHEIRO DOS SANTOS NASCIMENTO

2018-07-13 16:13:54.057

DISCENTE: STHELA PINHEIRO DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 08/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Ciências Humanas – CCH - Universidade Federal do Maranhão.
TÍTULO: TERMINANDO O ENSINO MÉDIO E AGORA? Os processos de construção de subjetividade e os projetos de futuro entre estudantes adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Subjetividade, adolescência, escola, projetos de futuro, ensino superior.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A procura pela universidade por jovens que terminam o ensino médio aumentou com uma intensidade nunca vista. No Brasil, esta é uma realidade nova e diferenciada. As exigências do mercado de trabalho e subsistência exigem dos indivíduos posturas de traçar metas para o futuro e escolhas que os ajudem a alcançá-las. Políticas públicas são formuladas a fim de que o jovem brasileiro tenha como uma opção real a formação educacional superior. O Plano Nacional de Educação gerou a meta de elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. Entretanto, apesar destes esforços, se vê ainda um sistema educacional que continua segregador. Estas oportunidades não estão disponíveis para todos os jovens. Tendo em vista que o adolescente se encontra num processo de conquista de autonomia e para ele o futuro se coloca como uma interrogação, para quem o processo de tornar-se adulto tem se tornado cada vez mais complexo na contemporaneidade, escolhemos como um dos ritos de passagem para a vida adulta a conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superior. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de construção de subjetividade entre estudantes adolescentes do ensino médio do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no que diz respeito à perspectiva de futuro no ensino superior. Especificamente, problematizar as Políticas Públicas Educacionais que regulamentam a transição do ensino médio para o ensino superior; identificar os sentidos da escolarização entre estudantes adolescentes do ensino médio; e investigar as perspectivas de futuro entre os estudantes, no que tange ao ingresso no ensino superior. A pesquisa terá uma abordagem do tipo qualitativa. A concepção de pesquisa no construcionismo possui como foco central de análise as práticas discursivas. Será usada a técnica do grupo focal. Serão selecionados para participar da pesquisa 10 adolescentes estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio do COLUN/UFMA. A análise dos dados se dará em virtude do tipo desta pesquisa, a qual é voltada para a produção teórica, à luz de Foucault, do construcionismo e de teóricos da Psicologia Social sobre subjetividade, adolescência, escola e escolarização e projetos de futuro na sociedade contemporânea.
Presidente - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO