Banca de DEFESA: RAILSON DE OLIVEIRA RODRIGUES

2018-08-22 14:59:21.805

DISCENTE: RAILSON DE OLIVEIRA RODRIGUES
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala 210, asa norte - Centro Pedagógico Paulo Freire - Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: O TRABALHO DO JUIZ GESTOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA SUA SAÚDE E SUBJETIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Gestão. Psicodinâmica. Juiz-Gestor.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A presente dissertação traz os resultados da pesquisa sobre a psicodinâmica prazer e sofrimento no trabalho de gestão atribuído aos juízes das Comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Através do viés epistemológico da psicodinâmica do trabalho fundada por Christophe Dejours e com base também no materialismo histórico-dialético, abordaremos como o trabalho dos Juízes do TJ/MA sofre atravessamentos de ferramentas de gestão e de que como podem lidar com as peculiaridades e desafios da gestão de equipes, materiais e processos de trabalho. São ainda objetivos específicos: caracterizar o modelo de gestão do TJ/MA, compreender as especificidades da organização e das condições de trabalho nas suas comarcas, identificar os fatores geradores de prazer e sofrimento no trabalho dos juízes-gestores e as estratégias de mediação implementadas por esses trabalhadores para o enfrentamento das adversidades e dificuldades do cotidiano de trabalho. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada com 08 juízes, cujo tempo de magistratura estipulado acima de 02 anos de exercício e que atuam com acúmulo de função de gestor da unidade de trabalho. Observamos que os juízes de fato entendem que a gestão também faz parte do componente do trabalho diário e que esse acúmulo tem gerado tensões e repercussões na saúde. Notamos que o quantitativo de metas e de processos para julgamento tem elevado a carga horária de trabalho, repercute diretamente na saúde, gera sobrecarga psíquica e diminuição do tempo de convívio social. Por fim, constatamos que a satisfação pela resolução dos conflitos e a sensação de justiça são fatores desencadeadores de prazer no exercício do trabalho; a exposição negativa da imagem pela mídia, ameaças, o não reconhecimento do esforço no trabalho e o desconhecimento do quantitativo de processos acumulados são fatores de sofrimento.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA