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Banca de QUALIFICAÇÃO: RUY TADEU COSTA RIBEIRO

2019-05-07 14:02:41.003

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUY TADEU COSTA RIBEIRO
DATA: 20/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NTI
TÍTULO: Educação e Diversidade de Gênero: experiências escolares de travestis em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Educação. Travesti.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A relação entre a educação, notadamente, a educação escolar, e a diversidade de gênero é histórica. Se inicialmente essa relação se deu pela exclusão, marginalização, silenciamento; na contemporaneidade, é crescente a busca por políticas e práticas educacionais que compreendam as multiplicidades dos sujeitos viverem suas identidades de gênero. Quando se trata de um público específico, as travestis, a história de violências é ainda mais forte. Violência essa muita das vezes praticadas pelo sistema escolar, fisicamente e, de maneira mais difundida, simbolicamente. Tomando essa histórica e problemática relação entre educação e diversidade de gênero, o presente projeto de pesquisa busca realizar, como objetivo geral, uma análise do discurso de travestis sobre suas experiências escolares, especificamente. Assim, para tal, tem-se como objetivos específicos: problematizar a relação histórica entre a educação e a diversidade de gênero; investigar as repercussões das experiências escolares no processo de subjetivação das travestis; e apontar perspectivas de uma melhor relação entre a educação e a diversidade de gênero, sob a perspectiva dos discursos das travestis. Propõe-se, portanto, para alcançar os objetivos expostos, um estudo situado na concepção da pesquisa-ação, de acordo com as propostas de Boaventura de Sousa Santos, tendo como abordagem o modelo qualitativo. Têm-se como sujeitos da pesquisa, inicialmente três pessoas que se identificam como travestis e que tenham experiências escolares como tal. O procedimento principal de coleta de dados são as entrevistas, sendo realizadas no mínimo duas entrevistas com cada participante. Como análise de dados, utiliza-se a análise do discurso sustentado na conceituação de discurso em Michel Foucault e na proposta metodológica de Mary Jane Spink.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - IFRJ
Interno - 1894889 - MARCIO JOSE DE ARAUJO COSTA
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - UNICEUMA
Presidente - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA

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