Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE GABRIELA MENEZES MAIA DE ANDRADE

2019-05-28 15:52:43.107

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE GABRIELA MENEZES MAIA DE ANDRADE
DATA: 04/06/2019
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Avaliação de um Programa de Treinamento de Habilidades em DBT para Homens Autores de Violência Contra Parceira Íntima
PALAVRAS-CHAVES: Terapia Comportamental Dialética; Treino de Habilidades; Violência contra a Mulher; Homem autor de violência. Evidências.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Segundo a OMS, 35% das mulheres em todo o mundo são alvos de violência física e/ou sexual praticada por seus parceiros. A mesma instituição aponta a necessidade de serem criados e fortalecidos mecanismos de enfrentamento e prevenção primária à violência por parceiro íntimo que tenham evidências empíricas de eficácia. No Brasil, há uma legislação que prevê medidas de responsabilização e corretivas a homens que cometem atos de violência contra a mulher, tais como a participação obrigatória do homem autor da violência a programas de recuperação e reeducação. Apesar de prever esta medida, a lei não discrimina como deve ser feita a condução destes grupos, o que implica na pouca aplicabilidade e/ou efetividade a longo prazo destes programas. Em contrapartida, a proposta de um programa de treinamento de habilidades (TH) da Terapia Comportamental Dialética (DBT) com homens que respondam por crimes de violência contra parceiras intimas se encaixa na indicação da OMS uma vez que consiste em um modelo de intervenção adaptável e vivencial que tem se mostrado efetivo com diversas populações, inclusive com homens que apresentem risco para desenvolvimento de comportamentos violentos na relação afetivo-sexual. Dessa maneira, a presente pesquisa se propõe a verificar os efeitos de um programa de treinamento de habilidade da DBT sobre 1) respostas de desregulação emocional e 2) a escolha de estratégias de soluções de conflitos (saudáveis e agressivas) com homens que cumpram medida protetiva por violência contra a mulher. A pesquisa usará o delineamento experimental de sujeito único. Participarão desta pesquisa homens, preferencialmente, no mínimo seis e no máximo oito homens que cumpram medidas protetivas por violência contra a parceira íntima e todos participarão de uma sessão de pré-tratamento e doze sessões de treinamento de habilidades. Os instrumentos utilizados no pré-tratamento serão: Protocolo de Caracterização Individual (PCI), Escala de Dificuldades em Regulação Emocional (DERS), Parental Bonding Instrument (PBI) e Escalas Táticas de Resolução de Conflitos Revisadas (CTS2). Na décima segunda sessão do treinamento de habilidades serão novamente aplicadas a Escala de Dificuldades em Regulação Emocional (DERS) e as Escalas Táticas de Resolução de Conflitos Revisadas (CTS2). Para a análise dos dados serão calculados e comparados os escores obtidos nos instrumentos por cada um dos participantes antes e após a intervenção.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Externo à Instituição - JAN LUIZ LEONARDI - PARADIGMA
Presidente - 1331239 - MARIA DE NAZARE PEREIRA DA COSTA
Interno - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA

fim do conteúdo