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Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA MARTINS VIEIRA

2019-06-04 10:28:23.933

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA MARTINS VIEIRA
DATA: 10/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA - AUDITORIO 1
TÍTULO: A DOR E A DELÍCIA DE SER PROFESSOR SOB O OLHAR DA CLÍNICA PSICODINÂMICA DO TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente. Sentido do Trabalho. Clínica do Trabalho.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos do trabalho docente frente aos encantos e desencantos com a profissão, para os professores do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Luís/MA. Muitas mudanças ocorreram no mundo do trabalho ao longo da história e puseram em curso novas demandas na área da educação, estabelecendo novas exigências ao profissional docente e, consequentemente, uma sobrecarga de trabalho que repercute na saúde física e mental dos professores. Diante de tantas condições adversas de trabalho, buscou-se compreender quais os sentidos que os professores atribuem ao seu trabalho, e em função dele. Para tanto, optou-se pelo uso do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-Dialético. Aplicou-se a Clínica do Trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours, na qual se privilegiou a construção de um espaço público de discussão, com a participação de 11 professoras que puderam compartilhar as suas vivências subjetivas e intersubjetivas relacionadas à organização do trabalho. A Clínica do Trabalho percorreu as seguintes etapas: pré-pesquisa, visando ao levantamento da demanda, por meio da realização de entrevistas de sondagem com as 11 professoras; a pesquisa propriamente dita, a qual ocorreu com a realização de sete sessões coletivas; escuta; observação clínica; discussão e interpretação dos conteúdos; e a validação e refutação dos resultados. Constatou-se que a organização do trabalho é marcada por distanciamentos entre o trabalho prescrito e o real, contribuindo para o sofrimento e o adoecimento do professor. Diante do sofrimento, as docentes fazem uso de estratégias de defesa, de formas mais isoladas: negação, adaptação, exploração e presenteísmo. Apesar das dificuldades, as professoras conseguem elaborar estratégias de mobilização subjetiva, fazendo uso da inteligência prática, buscando preservar a saúde e vivenciar o prazer, pelo fato de terem o seu trabalho reconhecido pelos alunos e seus pares, e disporem de certo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Externo à Instituição - LÊDA GONÇALVES DE FREITAS - UCB
Interno - 1867349 - RAMON LUIS DE SANTANA ALCANTARA

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