Banca de DEFESA: VANESSA DA SILVA ALVES

DISCENTE: VANESSA DA SILVA ALVES
DATA: 30/07/2019
LOCAL: Sala de Dinâmica de Grupo - CCH/UFMA
TÍTULO: DELINEANDO AS FRONTEIRAS DA PSICOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS DAS(OS) PSICÓLOGAS(OS)
PALAVRAS-CHAVES: instituto federal do maranhão; atuação profissional; psicologia
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A atuação profissional da Psicologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia tem sido majoritariamente associada na literatura à Psicologia Escolar e Educacional com viés crítico. No entanto, as pesquisas também demonstram que a vivência das 456 psicólogas(os) que trabalham nos Institutos Federais de Educação no Brasil é marcada tanto pela pluralidade de práticas, como pela apropriação singular que cada profissional faz das teorias psicológicas. A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a atuação profissional da Psicologia no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a partir das vivências das psicólogas(os). Para tal, propôs três objetivos específicos: descrever a constituição do Serviço de Psicologia do IFMA; identificar a Estrutura Descritiva Geral de Significados relacionados à prática da(o) profissional de Psicologia que trabalha no IFMA; e compreender a experiência de ser psicóloga(o) no IFMA a partir da vivência das(os) profissionais. Nesse sentido, o delineamento metodológico da Fenomenologia de Amedeo Giorgi subsidiou a investigação das vivências por meio de Entrevistas Individuais. Colaboraram com esta pesquisa nove profissionais lotadas(os) em diferentes campi do IFMA. Ao final, esta pesquisa identificou quatro eixos estruturantes para a análise do fenômeno da atuação profissional da Psicologia no IFMA: o Contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Maranhão; as Práticas da Psicologia no Instituto Federal do Maranhão; a Identidade da(o) profissional de Psicologia do IFMA; e as Relações institucionais e a Afetividade. Ademais, identificou vinte e cinco unidades de significado relacionadas aos eixos supracitados. Nesse sentido, a atuação profissional do Serviço de Psicologia no IFMA está delineando as suas fronteiras a partir da construção de práticas permeáveis e flexíveis as quais se ajustam conforme as demandas. Esta investigação se mostrou como uma relevante e atual contribuição científica, pois a partir da Estrutura Descritiva Geral de Significados construída com a experiência das(os) psicólogas(os) entrevistadas(os), torna-se possível ampliar a discussão acerca da temática da atuação da psicologia nos Institutos Federais.
Externo à Instituição - ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL - UFPA
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO