Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA GONÇALVES RIBEIRO

DISCENTE: CAMILA GONÇALVES RIBEIRO
DATA: 20/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO NTI - UFMA
TÍTULO: Atuação de psicólogos escolares nas Secretarias de Educação da Ilha de São Luís/Ma: Possibilidades e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar; Atuação profissional; Políticas públicas.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Psicologia Escolar desempenha um papel significativo nos espaços socioeducativos, possibilitando a transformação das relações interpessoais e pedagógicas que compõem o contexto educacional, tendo inúmeros desafios frente às políticas públicas na intenção de diminuir as desigualdades sociais para formação humana alicerçada em ideais de justiça e solidariedade. Discorrer sobre o psicólogo escolar em equipes multiprofissionais é compreender seu papel político e social diante da realidade educacional rompendo com a perspectiva da Psicologia exercendo suas atividades somente dentro da e para escola no atendimento e orientação de alunos em processo de escolarização. O reconhecimento deste novo cenário, permite à ampliação de debates e questionamentos acerca de outras possibilidades de atuação, como é o caso das Secretarias Municipais de Educação, que enaltecem o caráter político do psicólogo escolar, enquanto agende de mudança social comprometido com a emancipação e desenvolvimento dos sujeitos. Este estudo pretende investigar a atuação de psicólogos escolares nas Secretarias de Educação de quatro munícipios pertencentes à Ilha de São Luís/MA, a saber: São José de Ribamar, São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. Para a construção desta pesquisa será utilizado a metodologia de caráter qualitativo com base nos fundamentos epistemológicos da Psicologia Histórico-Cultural de Vygostsky. Trata-se de uma pesquisa de campo que permitirá o acesso à realidade humana, compreender os significados, valores e opiniões a respeito das situações cotidianas e vivências pessoais, por admitir o ouvir a fala dos atores sociais sobre determinado fenômeno. Os propósitos investigativos desse estudo em Psicologia Escolar direcionaram-se para o conhecimento acerca do panorama da atuação de psicólogos nas Secretarias Municipais da Ilha de São Luís/MA. As dificuldades no desenvolvimento e permanência das atividades profissionais no âmbito educacional, impõe a necessidade de fomentar pesquisas e debates locais com vistas à conscientização, orientação e reconhecimento social.
Externo à Instituição - CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO - UnB
Interno - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - UNICEUMA