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Banca de QUALIFICAÇÃO: NEYLLA CRISTHINA PEREIRA CORDEIRO

2019-08-12 09:41:27.051

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEYLLA CRISTHINA PEREIRA CORDEIRO
DATA: 23/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO - CCH/UFMA
TÍTULO: ENSINO DE REPERTÓRIO DE CATEGORIZAR COM USO DE FEEDBACK INSTRUCIONAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Comportamento; Categorizar; Feedback Instrucional; Autismo
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Análise do Comportamento tem sido uma abordagem eficaz para modificação de padrões de comportamento e ensino de habilidades verbais e não-verbais para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que em geral apresentam déficits nesses repertórios. Pesquisadores da área investigam procedimentos que favorecem a aprendizagem, sendo o ensino do repertório de categorizar alvo de diversos estudos. Na literatura sobre o ensino de repertórios de categorizar para crianças com TEA, destacam-se estudos que tiveram o objetivo de testar o possível efeito de emergência de um ou mais tipos de repertórios de categorizar a partir do ensino de outro. Esses estudos são importantes pois, se houver emergência da categorização como alvo secundário, esta não precisaria ser diretamente ensinada e isso seria uma implicação importante para o currículo das mesmas, pois elas aprenderiam para além daquilo que foi ensinado. Para esse objetivo, uma variável que tem sido investigada é o feedback instrucional, que representa uma estratégia de ensino de alvos secundários. O feedback instrucional é um método em que se utiliza informações extras, que não são alvos primários do ensino, nos eventos consequentes das tentativas. A criança não é solicitada a responder a essa informação adicional e também seu comportamento não é reforçado caso ela responda, mas implica em ganhos de repertórios para além daquilo que foi diretamente ensinado em uma tarefa. Diante da relevância social e acadêmica do repertório de categorizar e também pelos benefícios que o feedback instrucional pode trazer, esta pesquisa tem como objetivo replicar o procedimento conduzido por Matos, Aragão e Matos (2019), porém com mais participantes com TEA e também no contexto de uma dupla de crianças, com objetivo de observar se o ensino nesta condição compreende ganhos para além de alvos primários (tatos simples) e secundários (tatos de subcategorias, identificação de subcategorias como ouvinte, pareamentos visuais-visuais arbitrários de categorias e intraverbais de categorias) definidos para uma mesma criança. Pretende-se investigar se em uma condição de dupla, as crianças também demonstram a aquisição de alvos primários e secundários da outra criança com a qual forma par apenas mediante observação (aprendizagem observacional).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - UNICEUMA
Externo à Instituição - FLÁVIA TERESA NEVES SILVA - UNICEUMA
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - UNICEUMA
Externo ao Programa - 1572924 - ROSANA MENDES ELERES DE FIGUEIREDO

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