Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMILY NATANIA ALVES MEIRELES AQUINO

DISCENTE: SAMILY NATANIA ALVES MEIRELES AQUINO
DATA: 22/11/2019
LOCAL: SALA B5 - 112 CCH/UFMA
TÍTULO: Comportamento Alimentar e Estratégias de Enfrentamento em Mulheres Submetidas à Cirurgia Bariátrica
PALAVRAS-CHAVES: Cirurgia Bariátrica, Mulheres, Comportamento Alimentar, Estratégias de Enfrentamento.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A obesidade é uma condição complexa que atinge todas as idades e classes sociais, configurando-se como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade (OMS, 2018). Dentre os diversos tratamentos disponíveis, o procedimento de cirurgia bariátrica é o mais recomendado para a obesidade grau III, por apresentar maior eficácia na perda de peso e pela diminuição de comorbidades associadas à obesidade. O período pós-cirúrgico envolve estratégias para lidar com as exigências, limitações e mudanças de hábitos e de estilo de vida inerentes ao processo de perda de peso, estratégias estas que estão relacionadas ao potencial sucesso do tratamento e a manutenção dos benefícios obtidos com a cirurgia. O objetivo deste estudo é investigar o comportamento alimentar e as estratégias de enfrentamento em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. A metodologia do estudo seguirá delineamento descritivo e correlacional, com análise quantitativa-qualitativa. A pesquisa será desenvolvida no serviço de Dermatologia e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, unidade Presidente Dutra, São Luís- MA, e contará com a participação de mulheres que passaram por cirurgia bariátrica entre os primeiros meses até um ano, após a cirurgia. Para a coleta de dados serão utilizados o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Três Fatores Alimentares (THOLIN et al 2005) e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (SEIDL; TRÓCOLLI; ZANNON, 2001) Para a análise dos dados, será empregado o programa Stastical Package for Social Science (versão 2.0), no qual serão realizadas as análises estatísticas descritivas e as análises estatísticas pertinentes a cada instrumento utilizado. Esta pesquisa poderá contribuir na compreensão de quais dificuldades estas mulheres vivenciam e quais os recursos de enfrentamento utilizados para lidar com os desafios trazidos a vida diária, após a cirurgia. Dessa forma, o estudo poderá auxiliar na elaboração de estratégias de avaliação e intervenção que sejam pensadas junto à equipe multiprofissional, resultando tanto em melhoria na qualidade de vida quanto na promoção da saúde dessa população.
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA