Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSMAN RAIMUNDO DE SOUSA JUNIOR

DISCENTE: JOSMAN RAIMUNDO DE SOUSA JUNIOR
DATA: 19/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO NTI - UFMA
TÍTULO: Reflexões sobre a formação profissional na areá clínica: uma perspectiva dos estagiários sobre a psicoterapia
PALAVRAS-CHAVES: Formação em Psicologia, Psicoterapia pessoal, Atuação profissional
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Diversos autores apontam sobre as implicações da atuação do psicólogo no fazer clínico e como esta, o demanda para além das competências profissionais do mesmo, principalmente quando se trata de um psicoterapeuta iniciante, consideramos que a atuação profissional se dá ainda no final da graduação quando se inicia os estágios supervisionados. Diante disso, alguns autores sugerem que a psicoterapia pessoal pode ser uma ferramenta útil, para que este profissional possa desenvolver habilidades necessárias e encontrar o suporte para as questões que advenham da sua pratica. Pois ao buscarmos compreender o percurso histórico que resulta no entendimento de quais competências são esperadas do graduando para o exercício da psicologia, torna-se notório que este conclui a sua graduação aquém desta capacidade esperada. Deste modo, pensa-se em outros instrumentos que complementem essa formação, no qual a psicoterapia pode vir a ser um destes. Desta forma surgem os seguintes questionamentos: Qual o lugar da psicoterapia no processo de formação para os discentes de Psicologia? A psicoterapia como processo pessoal contribui na formação para a prática clínica? Quais as expectativas dos estudantes para uma atuação profissional na prática clínica? Seria esse um recurso importante para auxiliar os conflitos experienciados ao longo da formação? A fim de respondê-los o presente projeto tem como finalidade principal investigar a formação em Psicologia e suas contribuições para a atuação profissional na prática clínica a partir dos discentes de Psicologia, tendo como objetivos específicos identificar as contribuições da formação para a prática clínica, verificar o lugar da psicoterapia para os estudantes de Psicologia e Identificar implicações em fazer a psicoterapia ao longo da graduação para os estudantes e sua relação com a atuação profissional na área clínica. Tendo como público alvo estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão que já tenham cursado as disciplinas obrigatórias para o estágio em Psicologia Clínica.
Externo à Instituição - ANDRÉA DUARTE PESCA - CESUSC
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA