Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYLA DE AGUIAR LIMA

DISCENTE: MAYLA DE AGUIAR LIMA
DATA: 24/11/2020
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: OUTROS SUJEITOS, OUTRAS PSICOLOGIAS: contribuições de(s)coloniais aos estudos da subjetividade
PALAVRAS-CHAVES: Colonialidade. Psicologia. Subjetividade.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Este trabalho tem como proposta apresentar uma possibilidade de leitura crítica de como o discurso da modernidade, enquanto projeto civilizatório, pode afetar a formação subjetiva tanto individual quanto coletiva. Será explicitada uma articulação entre as ideias de modernidade e colonialidade, juntamente com o conceito de colonialidade do ser para que assim se possa pensar e ressignificar os estudos sobre subjetividade em Psicologia e o desenvolvimento desta enquanto ciência. Assim, propus que, através da perspectiva descolonial é possível compreender que o processo de colonização atravessou os domínios da exploração territorial e da submissão de povos, chegando até aos modos de existência do ser e, consequentemente, os moldando. O objetivo geral versa sobre investigar como a opção de(s)colonial “latino-americana”, a partir do conceito de colonialidade, pode contribuir para um projeto de descolonização da Psicologia, notadamente nos estudos sobre a subjetividade. Para tanto, os objetivos específicos propõem: 1. mapear a produção científica sobre as teorias de(s)coloniais na Psicologia; 2. discorrer sobre as contribuições da ideia de colonialidade do ser para a Psicologia e 3. analisar de que maneira o pensamento de(s)colonial pode contribuir com os estudos sobre a subjetividade. O procedimento metodológico prima por desenvolver não só uma análise teórica qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica, mas também busca possibilitar um novo olhar diante do explanado ao longo dos séculos sobre determinados conceitos que envolvam a temática. Para tanto, foram utilizados teóricos/as de(s)coloniais “latino-americanos/as”, assim como os/as autores/as da área da Psicologia para sustentar a temática da subjetividade. Dessa forma, é analisado que, ainda que o colonialismo geográfico tenha chegado ao fim, os poderes coloniais prosseguem fortemente arraigados em nosso cotidiano, reflexos que ligam passado-presente e atuam diretamente em nossas vivências. Além disso, ainda que em andamento, o trabalho também ensaia a proposta de uma rápida reflexão em torno das questões das identidades étnicos-raciais no Brasil, e de como essas são vinculadas a uma pluralidade de vivências, narrativas e re-existências que podem ser compreendidas a partir das noções de colonialidade apresentadas, principalmente, no que diz respeito à construção do ser.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DA GRACA SILVEIRA GOMES DA COSTA - UFRN