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Banca de DEFESA: RAMON PEREIRA FERREIRA

2020-11-19 09:22:43.823

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON PEREIRA FERREIRA
DATA: 25/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: Qualidade de Vida no Trabalho em Auxiliares de Loja de um Supermercado em São Luis
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Qualidade de vida. Qualidade de vida no trabalho
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Os anos 50 foi o marco dos estudos em QVT, principalmente no que se refere a satisfação do trabalhador com a organização e com a tarefa que executa. O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi introduzido por Louis Davis, de UCLA, Los Angeles, em contribuição à Escola Sociotécnica, no início da década de 1970. A partir disso, foi possível notar que a QVT apresenta sua raiz no campo privado, na atmosfera empresarial que, histórica e gradualmente, vem se tornando mais competitivo e fundamental para a investigação dos estudos, que busca entender a visão desse trabalhador global. Portanto, observou-se na literatura uma inter-relação de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho: onde uma Gestão de Pessoas eficiente e eficaz pode promover a Qualidade de Vida no Trabalho dos trabalhadores. Com isso, este estudo investigou a qualidade de vida no trabalho em Auxiliares de Loja, conhecidos como “empacotadores” de um Supermercado em São Luís - MA. Foi desenvolvido um estudo de abordagem quantitativa mediada por uma pesquisa bibliográfica, de campo, de caráter descritivo e exploratório, sendo possível desta forma, conhecer a percepção dos auxiliares de loja sobre a QVT. Foi utilizada a observação direta, diário de campo e registro fotográfico, além disso, foi realizado a aplicação de questionário sobre qualidade de vida no trabalho, baseado no modelo BPSO-96 que receberam tratamento estatístico através dos softwares “SPSS -versão 20”. Estes indicadores estatísticos nos mostrou a importância das ações de QVT no ambiente organizacional, as medidas a serem tomadas de forma emergencial, como também, as possibilidades de fazer a gestão de qualidade de vida no trabalho do público pesquisado de forma adequada, sendo ainda muito carente na perspectiva dos trabalhadores e da organização pesquisada. Ficou claro que os desafios para a sensibilização e implantação dos programas de qualidade de vida no trabalho são imensos, começando pela dificuldade de conseguir atrair as lideranças para este tipo de ação. Por outro lado, percebeu-se um apoio claro dos participantes da pesquisa e dos demais funcionários da loja (repositores, seguranças, serviços gerais, etc) que não era o público a ser pesquisado, mas que ao saber da pesquisa demostraram seu contentamento em que algo a partir dali poderia ser realizado, revelando uma carência muito grande deste tipo de projeto na empresa. Esta pesquisa foi fundamental para tornar clara a minha experiência com a docência e a pesquisa, me mostrar diversos caminhos positivos e sanar algumas dúvidas que a prática em campo me revelou. Além do mais, este processo de construção, realização e conclusão, trouxe ainda mais identificação com as possibilidades de atuação como pesquisador e profissional de recursos humanos, estando claro que nossa prática pode colaborar com uma sociedade mais justa, igual e determinante para mudanças significativas nas vidas das pessoas, como também no que elas realizam.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS ALCHIERI - UFRN
Interno - 1929907 - TADEU GOMES TEIXEIRA
Presidente - 2257717 - YLDRY SOUZA RAMOS QUEIROZ PESSOA

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