Banca de DEFESA: STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA

DISCENTE: STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA EM BAIRRO COM ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica. Sentido do trabalho. Trabalho docente. Psicodinâmica do Trabalho. Violência escolar.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O trabalhador docente, em especial da educação básica em escolas públicas, tem muitos desafios que lhes exigem habilidades físicas, psicológicas e sociais. Para além das dificuldades comuns à profissão, alguns vivenciam a experiência do trabalho em locais considerados violentos – o que também atravessa o fazer laboral. Nesta pesquisa, buscou-se analisar o sentido do trabalho para professores do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro com maior índice de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) em São Luís. Foram realizadas entrevistas com roteiro semi estruturado e, a partir das falas, foi possível realizar as discussões sobre as percepções sobre violência de maneira geral e sobre a violência comunitária no bairro, as influências da violência na dinâmica escolar, o sentido do trabalho para esses docentes e os elementos de prazer e sofrimento no trabalho docente nesse espaço. Observou-se que o trabalho docente para as participantes da pesquisa ainda é constituído de sentido e, apesar das dificuldades, considerado prazeroso, em virtude também do significado que esse trabalho possui. Há dinâmicas de prazer e sofrimento, mas o sofrimento presente não se sobrepõe ao prazer. A violência na comunidade é reconhecida como um fator presente e percebida pelas docentes, principalmente o tráfico de drogas. Os relatos demonstram sentimentos de medo, mas o espaço escolar é considerado seguro e agradável em decorrência, principalmente, das relações construídas ali, o que facilita o trabalho no espaço.
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Externo ao Programa - 1228951 - MARIA AUREA PEREIRA SILVA