Banca de DEFESA: CAMILA GONÇALVES RIBEIRO

DATA: 14/12/2020
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: ATUAÇÃO DE PSICOLÓGOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar; Atuação; Formação; Educação Pública; Maranhão.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: São muitos desafios enfrentados pelos psicólogos escolares na desconstrução de concepções que associam sua atuação a práticas individualizantes acerca do desenvolvimento humano. A compreensão equivocada sobre o processo de ensino e aprendizagem mobilizou psicólogos a lutarem contra o enfrentamento de explicações biologizantes para a construção de intervenções dialéticas e coletivas a partir do compromisso ético e político assumido pela Psicologia Escolar Crítica frente às questões educacionais. Assim, este trabalho constitui-se a partir de discussões referentes à formação e atuação de psicólogos escolares no Maranhão com o intuito de conhecer as ações e concepções teórico-metodológicas que fundamentam a prática psicológica na rede pública de ensino do estado tendo como objetivos específicos (a) analisar as ações já desenvolvidas por psicólogos escolares e aquelas em potencial para atuação; (b) identificar as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a atuação em Psicologia Escolar; (c) caracterizar as diretrizes e orientações educacionais das políticas públicas de Educação no Maranhão; (d) elaborar uma proposta de atuação em Psicologia Escolar para atuação na rede pública de ensino. O estudo baseou-se na perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e na literatura da Psicologia Escolar Crítica que nortearam a elaboração dos instrumentos, análise das informações e a proposta de atuação desta pesquisa. A construção das informações ocorreu por meio de três procedimentos: a) aplicação de questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes; b) realização de entrevista virtual; c) análise documental, a partir de dois eixos temáticos: formação e atuação. Na primeira etapa da pesquisa foram identificados 36 psicólogos por meio do Questionário Sociodemográfico, dos quais sete se disponibilizaram a participar da segunda etapa, a entrevista virtual. Constatou-se que a participação dos psicólogos na rede pública de ensino do Maranhão tem ressignificado as concepções de ensino, aprendizagem e desenvolvimento a partir de práticas institucionais, preventivas e colaborativas entre a comunidade escolar. Contudo, ainda é necessário expandir a participação destes profissionais nos contextos educacionais elucidando sobre seu papel, função e atividades sob uma perspectiva crítica e contemporânea sobre o desenvolvimento humano. O trabalho proporcionou reflexões sobre a prática da Psicologia Escolar no Maranhão ao permitir conhecer as atividades e concepções desenvolvidas no campo pesquisado e possibilitou a construção de uma proposta de atuação para os psicólogos escolares no estado com a intenção de contribuir para a construção de novas possibilidades de intervenção na rede pública de educação. Como desdobramento desta investigação, espera-se que os conhecimentos construídos possibilitem orientar novos caminhos acerca da formação e atuação que vêm sendo desenvolvidas para oportunizar a inovação de estratégias transformadoras ancoradas numa perspectiva crítica e que atenda às especificidades da Educação maranhense.
Externo à Instituição - CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO - UnB
Interno - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - UNICEUMA