Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMIRES THAYANNE CERQUEIRA MATOS

DISCENTE: THAMIRES THAYANNE CERQUEIRA MATOS
DATA: 11/12/2020
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: A TERCEIRIZAÇÃO EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: um estudo com as agentes de limpeza.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Terceirização. Agentes de limpeza. Mulheres
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A ideia de trabalho vem sofrendo mudanças significativas ao longo do tempo, no entanto é certo que através dele o homem diferencia-se de outras formas de vida, assim o trabalho é condição fundamental para o exercício do papel social. Porém, o trabalho é visto como mercadoria, dentro de uma lógica capitalista, sendo assim o trabalho traz também a presença do sofrimento causando prazer e desprazer. As novas legislações trabalhistas contribuem com essa perspectiva em vez que aumentam as garantias das empresas reduzindo a proteção institucional aos trabalhadores, acentuando também a desigualdade de gênero, indo de encontro as lutas femininas do último século. Partindo dessa compreensão, o objetivo central do presente trabalho é analisar os impactos das novas legislações trabalhistas em terceirizadas do setor de limpeza do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo, identificando pontos que trazem repercussões diretas para as mulheres trabalhadoras, analisando assim os efeitos na saúde e subjetividade das mesmas. A pesquisa será de natureza qualitativa e o referencial teórico-metodológico que a norteará será a Psicodinâmica do Trabalho, em articulação com a Psicologia Sócio-Histórica e o Materialismo Histórico-Dialético. Participarão desse estudo inicialmente 06 agentes de limpeza do sexo feminino.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA