Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA SILVA ABREU

DISCENTE: LARISSA SILVA ABREU
DATA: 15/12/2020
LOCAL: PLATAFORMA ON-LINE
TÍTULO: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Processos de Subjetivação; Identidades étnico-raciais; formação de professores; Educação Escolar Quilombola.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar os processos de subjetivação e construção de identidade étnico-racial de professores e suas implicações no ensino desenvolvido em uma escola quilombola. A pesquisa norteia-se por perspectiva construcionista em Psicologia Social, e pela metodologia da pesquisa-ação proposta por Santos (2008). A pesquisa de campo se desenvolve junto a seis professores que atuam em uma escola situada no quilombo Rampa, no município de Vargem Grande /MA. Dentre os seis professores, três se autodeclaram negros; dois pardos; e dois quilombolas, da própria comunidade. Neste trabalho entende-se que a educação das relações étnico-raciais se dá num atravessamento das próprias identidades e subjetividades de quem educa. Parte desse atravessamento perpassa por processos formativos que contemplem discussões sobre diversidade, igualdade racial e relações étnico-raciais. Formação e atuação profissional encontram-se mutuamente imbricadas nas trajetórias de vida dos docentes, num desafio constante de mobilização reflexiva que se constrói nos contextos em que vivem os professores. Por isso, neste trabalho apostamos no desenvolvimento de um grupo focal para promover discussões sobre o tema, e que ao mesmo tempo sirva de processo formativo. A análise de dados segue os pressupostos da Análise de Discurso foucaultiana, que possibilita caminhos analíticos que busquem alcançar as formações discursivas que servem de base para os discursos reproduzidos pelos professores no que se refere às relações étnico-raciais.
Externo à Instituição - ELIANE SILVIA COSTA - UFBA
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO