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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYONEIDA MARIA DE MORAES ÁVILA

2021-02-17 15:03:51.587

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYONEIDA MARIA DE MORAES ÁVILA
DATA: 22/02/2021
HORA: 18:30
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: Efeitos do Behavioral Skills Training de forma remota em cuidadores(as) de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
PALAVRAS-CHAVES: Behavioral Skills Training; treino remoto; cuidadores; pessoas com TEA.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Behavioral Skills Trainning (BST) é um conjunto de estratégias utilizadas pela Análise do Comportamento para ensinar comportamentos de forma eficiente. Uma das possibilidades de aplicação do BST que tem sido utilizada é a capacitação de forma remota. Este trabalho investigará se o BST é eficaz na capacitação remota de cuidadores(as) para o ensino de repertórios comportamentais em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os objetivos da pesquisa serão: (1) Verificar se, a partir do treino remoto BST, cuidadores(as) de pessoas com TEA realizarão um ensino com precisão de repertórios verbais e não-verbais a pessoa com TEA; (2) Uma vez que o ensino com precisão seja demonstrado, verificar se haverá generalização do mesmo em ambiente diferente do treinado na primeira etapa; (3) Medir quantitativamente os ganhos de repertório das pessoas com TEA. Participarão da pesquisa oito cuidadores(as) e oito pessoas com TEA, sendo quatro crianças e quatro adultos. A pesquisa acontecerá de forma remota, através de aplicativo ou programa de videoconferência. Será feita entrevista com o(a) cuidador(a) com o objetivo de realizar a avaliação funcional de comportamentos inadequados e a avaliação de déficits em repertórios não-verbais e verbais das pessoas com TEA. A partir do estabelecimento dos repertórios a serem treinados, os(as) cuidadores(as) realizarão as etapas de sonda de avaliação, linha de base verdadeira, treino com feedback imediato e com feedback atrasado e avaliação da generalização de precisão em um ambiente diferente do treino. Serão analisados os percentuais de componentes das tentativas discretas concluídos antes e após o treino BST com a pessoa com TEA de cada cuidador(a) participante. Quanto ao desempenho das pessoas com TEA, serão construídas duas figuras. Cada figura apresentará o desempenho de cada aprendiz com TEA nos dois operantes de cada dupla de alvos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - UNICEUMA
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - UNICEUMA
Externo ao Programa - 1572924 - ROSANA MENDES ELERES DE FIGUEIREDO

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