Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELLE DOS SANTOS SANTANA

DISCENTE: GRACIELLE DOS SANTOS SANTANA
DATA: 08/03/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT E A DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
PALAVRAS-CHAVES: Burnout, Ensino básico, Escola
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Síndrome de Burnout apresenta uma concepção multivariada caracterizando-se por esgotamento emocional, rebaixamento da realização pessoal no trabalho e despersonalização. Acomete várias categorias profissionais, tendo como repercussões a Exaustão Emocional (EE), que se configura como uma sensação de cansaço constante tanto físico e emocional; Despersonalização (DE), considerado como um elemento bastante caraterístico da síndrome, por evidenciar um distanciamento nas relações interpessoais entre os trabalhadores e seus “clientes”, podendo ser analisada como um certo cinismo; e, por fim a baixa realização profissional (RP), que é a falta de conexão do trabalhador com a sua função, perdendo o sentido e significado do seu trabalho. Dentre os profissionais que podem desenvolver a síndrome está presente o docente, sendo aqueles inseridos no ensino básico os mais afetados, por lidarem com distintas demandas oriundas dos alunos inseridos no processo de desenvolvimento humano presente na infância e adolescência. Outro ponto que justifica essa sobrecarga de trabalho diz respeito as exigências e burocracias, bem como metas e urgência do uso de novas tecnologias, além da família dos alunos, que a depender do âmbito, se público ou privado, representam diferentes obrigações para o professor. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar as condições e organização de trabalho que contribuem para manifestação de sintomas e desenvolvimento da síndrome em docentes do ensino básico de escolas públicas e privadas. Os objetivos específicos são: compreender a Síndrome de Burnout e sua percepção entre os docentes no contexto laboral; analisar o processo de trabalho e sua repercussão na saúde dos docentes; identificar estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes para os sintomas da Síndrome de Burnout e descrever as vivências profissionais relacionadas à manifestação da Síndrome de Burnout nos docentes. Como metodologia, será realizado um estudo quanti/qualitativo que terá duas etapas. Inicialmente 40 professores responderão questionário sociodemográfico e inventário MBI online e na segunda etapa será aplicada uma entrevista semiestruturada nos docentes que tiverem indicativo da síndrome, caracterizado pela alta nos escores para Exaustão Emocional e Despersonalização e baixa em Realização Profissional. Os dados estatísticos serão avaliados pelo software SPSS e será utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin para analisar as entrevistas. Todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes de seu aceite para a participação na pesquisa, tendo sido a pesquisa aprovada pelo CEP, com CAAE 27114019.9.0000.5087.
Interno - 165.536.754-49 - JOSE ROMULO TRAVASSOS DA SILVA - UEMA
Externo ao Programa - 1068539 - ROSANE DE SOUSA MIRANDA