Banca de DEFESA: JOSMAN RAIMUNDO DE SOUSA JUNIOR

DISCENTE: JOSMAN RAIMUNDO DE SOUSA JUNIOR
DATA: 03/03/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: PSICOTERAPIA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE ESTAGIÁRIOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA DA UFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Psicoterapia; Psicologia Clínica; Formação do Psicólogo
ÁREA: Psicologia
RESUMO: As implicações para uma atuação no fazer clínico em Psicologia, demandam para além das competências do(a) psicólogo(a), aspectos pessoais que se fazem relevantes, principalmente quando se trata de um(a) psicoterapeuta iniciante. Considerando que a formação de um profissional ocorre ao longo da graduação e sua aproximação com a prática profissional mais diretamente quando os discentes se deparam com os estágios supervisionados, a presente pesquisa escolheu como participantes estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão que já pudessem falar de suas experiências no estágio supervisionado em Psicologia Clínica. Assim, esse estudo se define como exploratório e descritivo e tem como finalidade principal investigar sobre o lugar da psicoterapia e sua relação com a formação e a prática clínica em Psicologia, a partir da perspectiva dos estagiários da área clinica do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Como objetivos específicos investigar psicoterapia como ferramenta para a formação em Psicologia e descrever as relações entre a psicoterapia como processo pessoal para os discentes e sua influência na atuação profissional na área clínica. Para alcançar tais objetivos utilizou-se a técnica de entrevista e um roteiro semiestruturado, analisado pelo método fenomenológico elaborado por Amadeo Giorgi. Como fundamentos buscou-se base nos estudos sobre a história da Psicologia no Brasil como ciência e profissão, sobre a prática clinica e a psicoterapia, além de documentos e normas regulamentadoras do ensino em Psicologia. Dentre os fenômenos encontrados destacam-se de 4 (quatro) unidades de sentido encontradas a partir das experiências dos entrevistados relatadas nas entrevistas, as quais sinalizam aspectos relevantes na relação entre psicoterapia, formação e estágio na área clinica, são elas: experiência do estágio, ajuda profissional, autoconhecimento, acessibilidade e questões pessoais. A partir destas unidades de sentido foi possível concluir que os estudantes percebem a psicoterapia e a experiência do estágio como um momento crucial da sua formação, bem como a importância de vivenciarem a psicoterapia como um processo de autoconhecimento benéfico à sua vida, apesar apresentarem obstáculos para o acesso e engajamento no processo psicoterapêutico. Espera-se com essa pesquisa colaborar com outros estudos e reflexões para esse tema.
Externo à Instituição - ANDRÉA DUARTE PESCA - UNICURITIBA
Interno - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA