Banca de DEFESA: YURI PACHECO NEIVA

DATA: 08/03/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: ANSIEDADE SOCIAL E ASSERTIVIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade social; Assertividade; Graduandos.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A ansiedade é uma reação fisiológica, emocional e comportamental adaptativa que todos os indivíduos vivenciam em algum momento da vida. Diante de situações sociais, também é possível sentir ansiedade, denominada de ansiedade social. A literatura não apresenta um consenso sobre as noções de causalidade desse constructo. Por outro lado, indivíduos com ansiedade social podem apresentar déficits no repertório de habilidades sociais (HS), em especial, as assertivas, o que impacta no funcionamento em vários contextos. O ambiente universitário demanda controle de respostas emocionais e um repertório elaborado de HS, uma vez que acadêmicos precisam expressar opinião em salas de aulas, realizar atividades em grupo, apresentar seminários, lidar com autoridades, etc. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar as relações entre ansiedade social e de assertividade. Os dados foram coletados com uso de três escalas, o Inventário de Habilidades Assertivas (IHA), o Teste de Ansiedade Social para Universitários e o Questionários de Vivências Acadêmicas – versão reduzida, o primeiro instrumento a avalia habilidades sociais assertivas, a segunda mede ansiedade social em universitários e última avalia adaptação a universidade. A coleta foi aplicada virtualmente por meio de formulário online em 270 participantes estudantes da graduação com idade média de 24 anos (DP= 5,93), de diversas regiões do Brasil, 72,59% da região nordeste. Os dados foram analisados através do software Jasp versão 0.14. As qualidades psicométricas do IHA foram realizada para assegurar que o instrumento era capaz de medir assertividade na população de acordo com a resolução 009/2018 do Conselho Federal de Psicologia, foram encontrados índices de ajuste satisfatórios para o indicador de desconforto (χ2/df = 3,78, CFI = .916, TLI = .903, RMSEA = .102, SRMR = .108) e frequência (χ2/df = 1,81, CFI = .936, TLI = .925, RMSEA = .055, SRMR = .77. A hipótese de que existe uma relação entre as variáveis foi confirmada a partir da análise da correlação de Pearson, com relações significativas, de fracas a moderadas e negativas (-016 a -.51). A análise de mediação permitiu identificar que a assertividade diminui o impacto da ansiedade social na adaptação a universidade.
Presidente - 2291603 - CATARINA MALCHER TEIXEIRA
Interno - 165.536.754-49 - JOSE ROMULO TRAVASSOS DA SILVA - UEMA