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Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO FILIPE LINHARES SANTOS

2021-03-18 09:31:54.341

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FILIPE LINHARES SANTOS
DATA: 31/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: Se você gostou, curta ou comente! Brand Awareness e engajamento em perfis de psicólogos no Instagram.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento do consumidor. Brand Awareness. Engajamento. Mídias sociais.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O entendimento sobre os processos que norteiam a tomada de decisões é um dos principais desafios em estudos de comportamento do consumidor. Na sociedade em redes, as mídias sociais têm ressignificado as relações, tomando um caráter dinâmico e desprovido de fronteiras. Neste sentido, a participação em redes sociais tem se configurado em um elemento fundamental para as marcas, sejam elas pessoais ou não. Através de um posicionamento adequado, é possível gerar aproximação com os potenciais clientes, favorecendo a consciência de marca ou, até mesmo, levando a uma relação de consumo. Assim, a compreensão de como a imagem construída pela marca é percebida e interpretada pelos usuários do Instagram pode ser avaliada através da mensuração do engajamento, observando dados como curtidas e comentários. Para tanto, o estudo parte da Teoria de Campo de Pierre Bourdieu para compreender o Instagram enquanto campo social, além de recorrer aos conceitos de brand awareness e marca pessoal como suporte teórico. Também são observadas as implicações éticas que regem a promoção profissional dos psicólogos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia. Através de técnicas de webscrapping (raspagem de dados) feitas por meio de ferramentas computacionais, foram coletados dados dentro de um escopo delimitado pela hashtag #psicologia. Os resultados encontrados apontam que há distinções significativas entre os perfis analisados que tem maior engajamento através da métrica “curtidas” e aqueles cuja métrica avaliada envolveu o volume de “comentários”. Também se observou que há maior relevância do conteúdo em relação à profissão, quando a métrica investigada é a de “comentários”. Por fim, observa-se que ainda haja dificuldade em estabelecer um público-alvo ou persona com clareza e boa definição por parte dos psicólogos encontrados, possibilitando oportunidades para que estes profissionais se apropriem de conhecimentos em marketing digital e mídias sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2257735 - ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO
Externo ao Programa - 1581735 - CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO
Interno - 2014351 - JADIR MACHADO LESSA
Presidente - 1929907 - TADEU GOMES TEIXEIRA

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