Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA LUCIA ERICEIRA VASCONCELOS SOUSA

DISCENTE: MARINA LUCIA ERICEIRA VASCONCELOS SOUSA
DATA: 31/03/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: PSICOTERAPIA ON-LINE: VIVÊNCIAS, DESAFIOS PROFISSIONAIS E CONSTRUÇÕES ÉTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Psicoterapia, Psicologia Clínica, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Ética.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Os impactos da Pandemia do Covid-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social resultaram numa intensificação do trabalho na modalidade remota, dentre eles a Psicoterapia On-line. Os atendimentos psicológicos por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são uma prática recente, que vem recebendo crescente atenção de profissionais e pesquisadores. Os psicólogos puderam fazer uso dessa modalidade de atendimento a partir da Resolução nº11/2018 (CFP, 2018). O que se percebe é que a prestação de serviços psicológicos on-line vem possibilitando maior acesso aos cuidados em saúde mental e vem mostrando sua relevância bem como a eficácia nos resultados. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a prática profissional do psicólogo clínico que trabalha com psicoterapia on-line, destacando os desafios e as questões éticas relacionadas a esta modalidade. Especificamente a pesquisa almeja conhecer aspectos sobre as vivências e a prática profissional, questões éticas, dificuldades, desafios profissionais presentes e a percepção dos profissionais acerca dos benefícios e da efetividade dos resultados dessa modalidade, bem como suas perspectivas futuras. Participarão da pesquisa psicólogos que estejam cadastrados(as) e autorizados(as) pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos on-line. A pesquisa seguirá delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados serão utilizados um Questionário de informações sobre a Prática Profissional e um Roteiro de Entrevista. Os dados serão analisados por meio do método de análise do conteúdo de Bardin (2010). Essa pesquisa poderá possibilitar uma melhor compreensão desta modalidade de atuação, permitindo reflexões sobre as práticas do profissional de psicologia na contemporaneidade. Além de poder fornecer informações relevantes para a construção dessa nova modalidade de atendimento, contribuindo para o entendimento dos benefícios e da eficácia dos resultados.
Externo ao Programa - 2151552 - CHRISTIANA LEAL SALGADO
Interno - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS - IEMA