Banca de QUALIFICAÇÃO: GRASYELLE CRISTINA FERRAZ ALMEIDA PENHA

DISCENTE: GRASYELLE CRISTINA FERRAZ ALMEIDA PENHA
DATA: 22/04/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: Psicologia na Educação Superior: Atuação Profissional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia. Educação Superior. Atuação Profissional
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Educação Superior configura-se como um campo de atuação profissional emergente para a Psicologia. Os psicólogos estão cada vez mais presentes nas Universidades Federais, contabilizando 1.028 profissionais em todo o país, onde a maior parte dos estudos concentram-se na área da Psicologia Escolar/Educacional, sugerindo ainda predomínio de atuação em práticas profissionais tradicionais. No entanto, os psicólogos nas Universidades também estão inseridos em outros campos de trabalho da Psicologia, em diferentes políticas educacionais, orientados por uma descrição generalista para o cargo e em um cenário de trabalho marcado por mudanças oriundas da democratização do acesso e inclusão social. Partindo-se disso, pretende-se analisar a atuação dos psicólogos na Educação Superior da Universidade Federal do Maranhão, caracterizando os Serviços de Psicologia desenvolvidos; identificando concepções e práticas profissionais dos psicólogos e delineando o perfil desses profissionais. A pesquisa será qualitativa e descritiva, com fundamentação teórica em estudos contemporâneos da Psicologia e Educação Superior, Psicologia Escolar/Educacional na Educação Superior e legislações vigentes. Propõe-se a realização de entrevistas com perguntas abertas sobre a atuação profissional, acompanhadas de um questionário, contemplando questões sociodemográficas, profissionais e a respeito dos Serviços de Psicologia. Participarão deste estudo dez psicólogas que atuam na Universidade em todos os campi universitários. As informações serão organizadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, de Roque e Galiazzi. Os procedimentos serão iniciados após a aprovação do projeto na Plataforma Brasil via Comitê de Ética em Pesquisa.
Externo à Instituição - ALBA CRISTHIANE SANTANA DA MATA - UFG
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO