Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISA DRIELLE LOUZEIRO PRIVADO

DISCENTE: THAISA DRIELLE LOUZEIRO PRIVADO
DATA: 23/04/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE
TÍTULO: PSICOLOGIA E ESPORTE: uma análise do Crossfit como fenômeno psicossocial.
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia do esporte; Esporte; Aspectos psicossociais; Crossfit.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Crossfit é um programa de força e condicionamento central, desenvolvido pelo americano Greg Glassman, em 1995, que tem por objetivo atingir a capacidade física geral por meio de 10 domínios: força, agilidade, precisão, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, equilíbrio, resistência muscula e cardiorrespiratória. Distribuídos em atividades aeróbicas, corridas, levantamentos de peso, dentre outros. Em 2018, o Brasil alcançou o lugar de 2º país com o maior número de boxes afiliadas ao Crossfit Inc. Diante desse cenário este projeto de pesquisa, Psicologia e Esporte: uma análise do Crossfit como fenômeno psicossocial, tem um foco exploratório e descritivo com base em estudos no âmbito do esporte e da psicologia, do Crossfit, das relações do corpo e da cultura fitness na contemporaneidade, além da perspectiva fenomenológica para análise das narrativas. Propõe como objetivo principal analisar o Crossfit como um fenômeno psicossocial e seus impactos nos modos de existir de seus praticantes. Pretende-se descrever o Crossfit como uma modalidade esportiva da contemporaneidade; identificar o perfil dos praticantes de Crossfit em São Luís/MA, analisar os elementos que favorecem a escolha dessa modalidade e compreender como essa prática esportiva se integra aos modos de vida de seus praticantes, nas suas experiências e relações com o mundo. Como esta ocorre no período de distanciamento social, devido a pandemia de Covid-19, considera-se, ainda, necessário compreender como esse fenômeno foi experienciado pelos praticantes da modalidade. O percurso metodológico se divide em duas etapas, que se inicia por um levantamento bibliográfico sobre Crossfit, em banco de dados, como fenômeno esportivo da contemporaneidade, em estudos no âmbito da sociologia, da psicologia e da modalidade em si, e da análise das narrativas colhidas através de um roteiro de entrevista semiestruturada visando acessar a experiência do participante, sob uma perspectiva fenomenológica, constituindo-se a segunda etapa. Considerando-se o esporte um fenômeno sociocultural capaz de produzir e reproduzir valores e comportamentos encontra-se na Psicologia do Esporte, base para compreender as relações entre os sujeitos e as atividades esportivas, bem como fenômenos psicossociais presentes nesse contexto. Assim, o Crossfit representa mais uma configuração do esporte na contemporaneidade, carregando consigo uma diversidade de elementos e implicações nos modos de ser das pessoas que escolhem praticar e que merecem ser melhor discutidos.
Presidente - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Interno - 2280386 - ROSINETE DE JESUS SILVA FERREIRA